Capa » Cidadania » Na RMC, apenas Ana Perugini votou contra redução da maioridade penal
Na RMC, apenas Ana Perugini votou contra redução da maioridade penal
Brasil de olho no Senado Federal (Foto Adriano Rosa)

Na RMC, apenas Ana Perugini votou contra redução da maioridade penal

Dos seis deputados federais com base eleitoral na Região Metropolitana de Campinas (RMC), apenas Ana Perugini (PT) votou contra  a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. No início da madrugada desta quarta-feira, 01 de julho, a Câmara Federal rejeitou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 171/93) que reduzia a maioridade penal nos casos de crimes “graves”. Foram 303 votos favoráveis, cinco a menos do que era necessário, 184 contrários e três abstenções. A Agência Social de Notícias publicou um dossiê com manifestações de várias organizações da sociedade civil, nacionais e internacionais, contra a redução da maioridade penal.

A Câmara dos Deputados votou o parecer do relator, Laerte Bessa, fruto de acordo com a participação das chamadas bancadas “da bala” e “da Bíblia”, reduzindo a maioridade penal para os crimes considerados “graves”, ou hediondos. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), agora deve colocar em votação o projeto original, do ex-deputado Benedito Domingos (PR-DF), reduzindo a maioridade penal de 18 para 16 anos em todos os casos.

A redução da maioridade penal levaria à maior modificação do conteúdo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que vai completar 25 anos neste mês de julho. Várias organizações sociais, brasileiras e internacionais, têm-se manifestado contra a redução da maioridade penal, como mostrou dossiê publicado pela Agência Social de Notícias (http://agenciasn.com.br/arquivos/3699)

Manifestaram-se contra a redução da maioridade penal organizações como AMENCAR – Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente, Rede Marista, FLD – Fundação Luterana de Diaconia, o Sistema ONU no Brasil e mais Defence for Children International (DCI); Child Rights International Network (CRIN); Amnesty International; Human Rights Watch (HRW); Organization against Torture (OMCT); Penal Reform International (PRI); Terre des Hommes (TdH); World International Catholic Child Bureau (BICE); World Vision.

Como votaram os deputados federais da RMC sobre PEC 171/93

Ana Perugini (PT) – Não

Carlos Sampaio (PSDB) – Sim

Luiz Lauro Filho (PSB) – Sim

Paulo Freire (PR) – Sim

Roberto Alves (PRB) – Sim

Vanderlei Macris (PSDB) – Sim

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta