Capa » Cultura Viva » Campinas tem lançamento de Catálogo da 1ª Bienal Internacional da Caricatura
Campinas tem lançamento de Catálogo da 1ª Bienal Internacional da Caricatura
Capa do Catálogo

Campinas tem lançamento de Catálogo da 1ª Bienal Internacional da Caricatura

Campinas está se consolidando cada vez mais como um polo nacional da caricatura e da história em quadrinhos. Nesta sexta-feira, 3 de julho, na sede da Pandora Escola de Artes, houve o lançamento do Catálogo da  Bienal Internacional da Caricatura, uma edição coordenada pelo caricaturista e historiador Luciano Magno, organizador da Bienal.

O “Catálogo da Bienal Internacional da Caricatura – Brasil” é um livro de arte de 304 páginas, em formato de luxo, todo colorido em papel couché e de grande formato, 24 x 32 cm. O livro documenta a história da “ Bienal Internacional da Caricatura – Brasil”, que apresentou cerca de 40 mostras e exposições sobre a arte da caricatura, nacional e estrangeira, em vários Estados do Brasil (totalizando 50 programações), com a participação de 180 artistas, inclusive internacionais.

A publicação, da Gala Edições, do Rio de Janeiro, contém referências à obra de 180 Artistas da caricatura, nacional e estrangeira. O catálogo mostra uma parte importante do caminho atual do desenho de humor, e o elo com o seu passado histórico. A obra é patrocinada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.  O preço nas livrarias é de R$ 98,00. Nos lançamentos o livro é vendido com desconto.

Luciano Magno é autor do livro “História da Caricatura Brasileira”, que ganhou o Prêmio Jabuti na categoria “Livro de Arte/Fotografia” de 2013. O catálogo tem outro conteúdo, mais contemporâneo, pois apresenta a biografia de artistas da atualidade, além de históricos.
Uma das sobrecapas do Catálogo

Uma das sobrecapas do Catálogo

O catálogo apresenta, em suas 304 páginas, 50 capítulos (cada exposição e artista – um capítulo), e 800 imagens ao todo. Cada capítulo tem um texto introdutório sobre a exposição e a biografia de eminentes e célebres artistas históricos e contemporâneos brasileiros e internacionais da caricatura.
Entre outros estão mestres mundiais dessa arte, como o norte-americano Mort Walker (criador do Beetle Bailey, Recruta Zero, no Brasil), e o francês Gustave Doré. Do Brasil, o livro apresenta a biografia de artistas luminares, do passado e do presente, tais como: Manoel de Araújo Porto-Alegre, K. Lixto, J. Carlos, Raul Pederneiras, Sisson, Cavalcante, Cau Gomez, Guidacci, Genin Guerra, Lula Palomanes, Hermé e Zé Andrade, perfazendo um roteiro do século XIX ao XXI, da arte caricatural brasileira.
Luciano Magno também é autor da premiada História da Caricatura Brasileira (Foto Divulgação)

Luciano Magno também é autor da premiada História da Caricatura Brasileira (Foto Divulgação)

Polo de caricatura e HQ – O lançamento do catálogo em Campinas é mais um sinal de como a cidade se consolida como polo nacional e internacional de caricatura e HQ. Entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano, Campinas sediou a I Semana do Quadrinho Nacional, marcada por exposições, palestras e lançamentos de vários gibis. Alguns dos grandes nomes dos quadrinhos no Brasil participaram, como Bira Dantas, Batata, Fernandes e Gilmar.
Em abril Campinas recebeu a Exposição Brasil-África, que apresentou ao público brasileiro o que há de mais representativo nos quadrinhos africanos. Muitos quadrinhistas brasileiros estiveram presentes. A I Semana do Quadrinho Nacional e a Exposição Brasil-África aconteceram na Biblioteca Municipal “Prof.Ernesto Manoel Zink”.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Um comentário

  1. Excelente artigo! Obrigado por acompanhar (e reportar) os eventos ligados a caricatura e quadrinhos em Campinas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.