Capa » Centros Urbanos » Cientistas pedem em Paris emissão zero de CO2 até final do século
Cientistas pedem em Paris emissão zero de CO2 até final do século
Estiagem em 2014, que contribuiu para a seca no Cantareira, esteve em debate em Paris (Foto Adriano Rosa)

Cientistas pedem em Paris emissão zero de CO2 até final do século

Terminou nesta sexta-feira, 10 de julho, em Paris, a conferência científica “Nosso Futuro Comum sob as Mudanças Climáticas”, um dos eventos mais importantes como preparação para a Conferência das Partes da Convenção das Mudanças Climáticas (COP-21), que acontece no final do ano na capital francesa. E o encontro dos cientistas terminou com uma aclamação pela redução a zero das emissões de dióxido de carbono até o final do século, de forma a ser alcançado o objetivo de aquecimento global máximo de dois graus centígrados.

Mais de 2 mil cientistas de 100 países participaram do evento em Paris.  A conferência “Nosso Futuro Comum sob as Mudanças Climáticas” discutiu vários aspectos relacionados às mudanças climáticas, como contribuição à COP-21. O objetivo central do encontro no final do ano é um grande acordo global para a redução das emissões de gases que agravam o aquecimento global.

Durante o evento na capital francesa, os cientistas reiteraram que o clima global passa por transformações sem precedentes desde 1850. Entre esse ano e 2012, a presença de CO2 na atmosfera subiu de 280 para quase 400 partes por milhão (ppm). A temperatura global dos oceanos e superfície terrestre também aumentou consideravelmente no período. Os anos mais quentes da história foram registrados nas últimas décadas. O derretimento das geleiras é um dos claros sinais das mudanças climáticas, ao lado de eventos extremos como a seca de 2014 na Região Sudeste do Brasil.

Saiba mais:

 

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida. Já ganhou os prêmios de jornalismo: FEAC (2015), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), ABAG-Ribeirão Preto "José Hamilton Ribeiro" de Jornalismo (2017) e Prêmio INEP de Jornalismo (2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>