Capa » Cultura Viva » Documentário sobre turnê da Cia Histriônica de Teatro em Portugal será lançado em Campinas
Documentário sobre turnê da Cia Histriônica de Teatro em Portugal será lançado em Campinas
Cia Histriônica faz releitura de O Cortiço, com os olhos da cultura popular (Foto Divulgação/Natasha Mota)

Documentário sobre turnê da Cia Histriônica de Teatro em Portugal será lançado em Campinas

Documentário sobre a turnê da Cia Histriônica de Teatro por cidades portuguesas, com o espetáculo “O Cortiço”, será lançado no próximo dia 9 de setembro, em Campinas, em evento pela manhã, no auditório do Instituto de Artes da Unicamp. Entre 11 e 13 de setembro, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o documentário e o próprio espetáculo “O Cortiço”, baseado na obra de Aluísio de Azevedo, com direção de Grácia Navarro e Marcelo Lazzaratto. O livro famoso passou por uma surpreendente releitura, que encantou os portugueses e agora chega a Campinas.

A Cia Histriônica de Teatro, grupo composto por formandos do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas, cruzou o Atlântico em outubro de 2014 e levou para Portugal “O Cortiço”. Em torno da reflexão “Qual o lugar do teatro?” a Cia Histriônica propôs apresentações do espetáculo e intervenções em múltiplos formatos, passando pelos municípios portugueses de Santa Maria da Feira, Évora e Lisboa realizando palestras, oficinas, além das apresentações e intervenções artísticas em locais de grande circulação de público.

O evento “Do Samba ao Fado” tem como premissa o lançamento do documentário “Do samba ao fado – Qual o lugar do teatro? ‘O Cortiço’ em Portugal”, desenvolvido durante o intercâmbio cultural realizado pela Cia Histriônica com o apoio da Unicamp e de instituições portuguesas. Além do lançamento do documentário, que será realizado no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp a 9 de setembro, a partir das 19h30, o grupo apresenta o espetáculo “O Cortiço” na Estação Cultura, onde também haverá exibição do documentário.

Estruturado em grandes movimentos corais, danças e músicas executadas ao vivo, o espetáculo “O Cortiço” teve como referência para seu processo de criação matrizes da cultura popular brasileira e portuguesa, tais como: capoeira, maculelê, jongo, lundu, samba, fado e pregões. Através desses elementos, retrata a atmosfera das estalagens do Rio de Janeiro no fim do século XIX, as lutas de classe durante o período da abolição da escravatura e a vida privada e social na inter-relação entre as culturas brasileira e estrangeira – predominantemente, a portuguesa.

Programação completa do evento “Do samba ao fado”

09/09 – 19h30 – Coquetel e lançamento do documentário “Do samba ao fado – Qual o lugar do teatro? – ‘O Cortiço’ em Portugal” Local: Auditóro do Instituto de Artes da Unicamp Endereço: Rua Elis Regina – Cidade Universitária, Barão Geraldo.

11 e 12/09 – 20h – Espetáculo “O Cortiço” Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura de Campinas Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº – Centro Ingressos no chapéu. Retirada de senhas 1h antes do início do espetáculo.

13/09 – 18h30 – Exibição do documentário “Do samba ao fado – Qual o lugar do teatro? – ‘O Cortiço’ em Portugal” Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura de Campinas Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº – Centro

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta