Capa » Cultura Viva » Programa Escolas do Patrimônio em Indaiatuba já atendeu mais de 1.000 interessados
Programa Escolas do Patrimônio em Indaiatuba já atendeu mais de 1.000 interessados
Última atividade do Escolas do Patrimônio foi um curso sobre como falar a respeito do Regime Militar em sala de aula (Foto Divulgação)

Programa Escolas do Patrimônio em Indaiatuba já atendeu mais de 1.000 interessados

Mais de 1.000 pessoas, entre educadores, profissionais liberais, servidores públicos e outros interessados, já foram atendidas pelo programa Escolas do Patrimônio, fruto de convênio entre a Fundação Pró-Memória, de Indaiatuba, e a Unicamp. Novas inscrições para mais um curso gratuito, como parte do programa, estão sendo abertas.  O curso terá como tema “Atividades educacionais no museu”.

O curso será ministrado pela professora Aline Antunes Zanatta, do Museu Republicano Convenção de Itu, da Universidade de São Paulo. A atividade é aberta a todos os interessados que tenham completado o ensino médio. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site da Fundação – www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br , ou por meio do telefone (19) 3975-8383.

As aulas ocorrerão nos dias 12 e 19 de setembro, das 9h às 12 e das 14h às 17h, no Museu Casarão Pau Preto, localizada na rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto. Segundo o superintendente da Fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, o próximo curso que ocorrerá dia 12 e 19 de Setembro terá como objetivo explorar os conceitos fundamentais para a proposta pedagógica da Educação Patrimonial e sua apropriação em museus e outros espaços de memória.

“Além do histórico do desenvolvimento da Educação Patrimonial no Brasil, o curso terá como objetivo realizar exercícios práticos em grupos que discutam o potencial dos museus e outros espaços de memória para ampliação dos segmentos sociais envolvidos no processo de preservação do nosso Patrimônio Cultural”, explica o superintendente.

ESCOLAS DO PATRIMÔNIO  – O programa implantado em junho de 2014 já atendeu mais 1.000 interessados entre educadores, profissionais liberais, servidores públicos e demais interessados. A  iniciativa resulta de parceria entre a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e o Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, que por meio do projeto de extensão busca atender a demanda da comunidade nas diversas áreas do saber relacionadas à história, memória, patrimônio histórico, cultural e ambiental.

No último dia 3 foi ofertado no Casarão Pau Preto o curso sobre como abordar o tema do Regime Militar na sala de aula, ministrado pelo Superintendente da Fundação e Pesquisador da Unicamp, Dr. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus. O programa Escolas do Patrimônio conta, ainda, com o apoio da Diretoria de Ensino, de modo a que sejam atendidos, também, os professores da rede estadual.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta