Capa » Cidadania » Milton, 91 anos: ele se preparou para a guerra e agora corre pela paz e a saúde
Milton, 91 anos: ele se preparou para a guerra e agora corre pela paz e a saúde
O Sr.Milton na plateia do evento de apresentação das finais dos JORI-2015 em Campinas (Fotos Martinho Caires)

Milton, 91 anos: ele se preparou para a guerra e agora corre pela paz e a saúde

Aos 91 anos, Milton Oliveira Xavier era todo sorrisos na manhã desta terça-feira, 22 de setembro, no Salão Azul da Prefeitura de Campinas, na cerimônia de apresentação da etapa final dos Jogos Regionais do Idoso (JORI-2015), a ser disputada na cidade entre 7 e 11 de outubro. Ele estava orgulhoso com a medalha que ganhou recentemente, na etapa preparatória, em Mogi Guaçu, pelo terceiro lugar em corrida. Com sua disposição e bom humor, o Sr.Milton acabou se tornando um símbolo dos JORI-2015, que trarão mais de três mil atletas, de mais de 220 municípios paulistas, a Campinas. Um exemplo de alguém que se preparou para a guerra e agora corre pela paz,  a saúde e todos os mais nobres valores.

Não é exagero que o Sr.Milton se preparou para os campos de batalha. Nascido em Espírito Santo do Pinhal, ele fazia o Ginásio em Casa Branca quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial. “Tínhamos Educação Física todo dia, havia sim uma preparação para a guerra, se acontecesse por aqui”, conta.

Desde então, não parou mais de fazer esporte. Praticou salto com vara, salto em altura, salto a distância, basquete, futebol, futebol americano “e até luta livre”.

O Sr.Milton mora desde 1941 em Campinas. Foi “descoberto” como talento no atletismo sênior por um “olheiro”, que o encaminhou para aulas com Dilcineia Grecco. As aulas são no São Bernardo. “Ele é ótimo aluno”, confirma a mestra.

Na etapa preparatória de Mogi Guaçu dos JORI-2015, correspondente à Região Administrativa de Campinas, ganhou medalha de bronze, “para cima dos meninos de 85 anos”, diverte-se o atleta. Classificou-se, então, para as finais em Campinas.

Ele acredita que a cidade tem muito a ganhar sediando as finais do JORI-2015, pelo que a competição pode significar de estímulo ao esporte para a chamada Terceira Idade. Afinal, o Sr.Milton Oliveira Xavier tem na ponta da língua a importância da atividade física para a saúde: “Investir no esporte significa economizar muito em gastos com a saúde”.

A trajetória de vida do atleta-símbolo dos JORI-2015, que há décadas não toma remédio, ratifica. A atividade física não tem idade e nem contraindicações. (Por José Pedro Martins)   

Com a medalha no peito, o Sr.Milton foi convidado para a mesa de autoridades, na apresentação dos JORI-2015

Com a medalha no peito, o Sr.Milton foi convidado para a mesa de autoridades, na apresentação dos JORI-2015

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta