Capa » Cultura Viva » Salão Internacional de Humor e Salãozinho terminam neste domingo em Piracicaba
Salão Internacional de Humor e Salãozinho terminam neste domingo em Piracicaba
Paulo Sergio Jindelt, vencedor do Salão Internacional de 2015 (Fotos José Pedro Martins)

Salão Internacional de Humor e Salãozinho terminam neste domingo em Piracicaba

Termina neste domingo, dia 4 de outubro, o 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Com ele, será encerrada a 13ª edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba, dedicado a estimular jovens talentos e a levar o humor como instrumento pedagógico para as salas de aula.

A edição deste ano do Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi uma grande homenagem à liberdade de expressão. Uma caricatura de Jean Cabut, o Cabu do “Charlie Hebdo”, foi a grande vencedora do Salão. Assinada pelo brasileiro Paulo Sergio Jindelt,  a caricatura ganhou em sua categoria e também o Grande Prêmio Troféu Zélio de Ouro. “Balas não matam ideias”, disse o presidente do Conselho Consultivo do Salão, Adolpho Queiroz, resumindo o espírito geral da iniciativa em 2015.

O Salãozinho de Humor, por sua vez, está montado no Armazém 05 do Engenho Central, às margens do rio Piracicaba. Neste ano, a iniciativa registrou recorde de inscrições. Foram 3.200 trabalhos, de vários estados brasileiros e outros países. Com esta edição, foram contabilizados 300 educadores capacitados nos últimos anos, sobre como trabalhar com o humor em sala de aula.

Vencedores do Salãozinho de Piracicaba de 2015

Vencedores do Salãozinho de Piracicaba de 2015

Neste ano, o vencedor em primeiro lugar na categoria de 7 a 10 anos foi Leonardo Sant´Ana Amancio, de 8 anos, aluno do Instituto do Saber, de Piracicaba, com a escultura-caricatura em papel machê da pintora mexicana. Na categoria de 11 a 14 anos, o vencedor foi Pedro Fernandes Coelho, de 11 anos, da Escola Estadual “Dona Branca do N. Miranda”, de Curitiba (PR), com uma caricatura da banda britânica mais conhecida em todos os tempos.

O visitante também poderá apreciar obras com temas como uma releitura da obra de Tarsila do Amaral, referências a questões ambientais e a jogadores de futebol, artistas e personalidades nacionais e internacionais, crítica social e política.

Pelo segundo ano consecutivo o Salãozinho de Humor de Piracicaba teve o apoio do Instituto Arcor Brasil, que ofereceu os prêmios aos vencedores nas duas categorias em disputa. Os três primeiros colocados receberam um tablet cada.

Durante o Salãozinho, estão sendo distribuídos folhetos com a temática “Vida em Movimento”. O folheto contém informações sobre a importância da vida ativa para o desenvolvimento integral da criança e ilustrações para colorir, além de jogos com palavras. A temática está relacionada ao Programa Escola em Movimento, uma iniciativa do Grupo Arcor em curso no Brasil, na Argentina e no Chile.

A defesa do direito ao brincar e ao movimento também está presente no Armazém 09 do Engenho Central, onde no Espaço Arcor foi instalada uma televisão que exibe vídeos da campanha “Brincar com os olhos de criança”, do Instituto Arcor Brasil. A partir do conceito de que brincar é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, envolvendo as dimensões corporal, psicológico e cognitivo da criança, a campanha contém seis vídeos inspirados na obra e ilustrações de Francesco Tonucci, educador e desenhista italiano.

O Salãozinho de Humor de Piracicaba é uma iniciativa associada ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos maiores do gênero no mundo. Salão e Salãozinho são promovidos pela Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural e Centro Nacional do Humor Gráfico – Cedhu-Piracicaba. O Salãozinho tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação, Diretoria Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba.

Salãozinho foi montado no Armazém 05 do Engenho Central

Salãozinho foi montado no Armazém 05 do Engenho Central

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.