Capa » Campinas 250 anos » Chuvas melhoram vazão de rios da região de Campinas e Piracicaba
Chuvas melhoram vazão de rios da região de Campinas e Piracicaba
Observatório da PUC-Campinas avalia e analisa evolução da Covid-19 na RMC (Foto Adriano Rosa)

Chuvas melhoram vazão de rios da região de Campinas e Piracicaba

As chuvas dos últimos dias elevaram a vazão dos rios das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), onde está a região de Campinas e Piracicaba. A bacia do rio Camanducaia, que integra as Bacias PCJ continua em estado de alerta para o uso de água, mas este cenário pode ser alterado na próxima avaliação, na segunda-feira, dia 26 de outubro. A previsão é de continuidade de chuvas.

O rio Atibaia, pouco antes da captação de água para Campinas, estava às 22h00 desta quinta-feira, 22 de outubro, com uma vazão de cerca de 10,00 metros cúbicos, ou 10 mil litros, de água por segundo, cerca de 4 metros cúbicos a mais do que nos últimos dias. O rio Piracicaba, em Piracicaba, atingiu 40 m3/s no mesmo horário, cerca de 20 metros cúbicos a mais do que há alguns dias de forte calor.

Segundo o Cepagri/Unicamp, choveu 30 milímetros em Campinas desde as 8 horas de quarta-feira, 21 de outubro. O Cepagri informou que áreas de instabilidade associadas à aproximação de uma frente fria manterão o tempo instável com o céu variando entre parcialmente nublado e nublado com pancadas de chuva que podem ser fortes e virem acompanhadas de temporais em Campinas e região.

Hoje e sexta-feira, a nebulosidade permanecerá mais elevada com pancadas de chuva. São altas as chances de temporais. Temperatura máxima de 30oC à tarde e mínima de 19oC na próxima madrugada. Umidade relativa do ar elevada. Ventos de norte, com intensidade fraca a moderada.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta