8º Fórum Internacional de Educação da Região de Campinas será nos dias 26 e 27 de outubro
Bernardo Toro é um dos destaques no 8º Fórum Internacional de Educação da RMC (Foto José Pedro Martins)

8º Fórum Internacional de Educação da Região de Campinas será nos dias 26 e 27 de outubro

Grandes nomes nacionais e internacionais participam como conferencistas do 8º Fórum Internacional de Educação da Região Metropolitana de Campinas (RMC), nos dias 26 e 27 de outubro, segunda e terça-feiras, no Expo D.Pedro. A expectativa é de participação demais de 1500 pessoas, entre educadores, gestores da educação e outros profissionais. Será excelente oportunidade para uma reflexão sobre os rumos do conjunto da educação na RMC, que apesar de sediar importante polo tecnológico ainda tem muitos desafios a superar na educação básica.

O evento é uma realização da Agência Metropolitana da RMC (AGEMCAMP), o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano e a  Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC), em sintonia com a Câmara Temática de Educação da RMC. O propósito é a formação continuada e capacitação de profissionais de educação dos 20 municípios da RMC, conforme determinam os planos nacional, estadual e municipais de educação.

Na segunda-feira, dia 26 de outubro, pela manhã, após o credenciamento e abertura oficial, o professor Lino de Macedo faz a primeira conferência. Ele é professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, especializou-se no construtivismo do suíço Jean Piaget (1896-1980), na psicologia aplicada à educação e nos jogos infantis.

Ainda pela manhã, haverá a palestra do astronauta Marcos Pontes. Foi o primeiro astronauta brasileiro, o primeiro sul-americano e o primeiro lusófono a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906. A programação da manhã termina com rodada de discussões.

À tarde, mais duas conferências. A primeira, às 14 horas, da professora Acacia Kuenzer. Ela possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979). Atualmente é professora da Universidade Feevale, exercendo suas atividades no Programa de Doutorado em Diversidade e Inclusão Social. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho.

Às 15h20, palestra com Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano. Um dos principais nomes da Educação na América Latina. Estudou Filosofia e, depois, Física e Matemática, em cursos de licenciatura. Fez pós-graduação em Investigação e Tecnologia Educativa. É decano acadêmico da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá, e autor dos livros A construção do público: cidadania, democracia e participação, Educação, Conhecimento e Mobilização e Fala Mestre: Precisamos de Cidadãos do Mundo. É presidente da Fundação Social, entidade civil que se propõe a combater a pobreza no país. Foi consultor de reformas educativas em Minas Gerais e no Chile. A programação de segunda-feira termina com nova rodada de discussões. Outra programação intensa na terça-feira e o 8º Fórum Internacional de Educação da RMC termina às 17 horas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>