Capa » Cidadania » 13º Encontro da Cidadania na Unicamp reúne ações sociais e fortalece Rede Minha Campinas
13º Encontro da Cidadania na Unicamp reúne ações sociais e fortalece Rede Minha Campinas
Um dos grupos que se apresentaram na edição de 2014 do Encontro da Cidadania, na Unicamp (Fotos Martinho Caires)

13º Encontro da Cidadania na Unicamp reúne ações sociais e fortalece Rede Minha Campinas

Um festival de promoção da cidadania, inovação e de aproximação e aglutinação de grupos e ações sociais que lutam por uma cidade mais justa. Assim será o 13º Encontro da Cidadania, que acontecerá neste sábado, dia 7 de novembro, no Ciclo Básico II da Unicamp, entre 8h30 e 15h30. Nas duas primeiras 12 edições, o Encontro foi realizado pela Rede CDI Campinas, tendo um público médio de 400 pessoas e participação de 25 ações sociais por ano. Em 2015, o evento será promovido pela Rede Minha Campinas.

A Rede Minha Campinas é uma rede de mobilização social incubada pela Rede Nossas Cidades, rede de cidades mobilizadas que começou com o Meu Rio, em 2011, e hoje abrange outras oito cidades: Blumenau, Campinas, Curitiba, Garopaba, Ouro Preto, Porto Alegre, Recife e São Paulo. Entre outras ações, a Rede Minha Campinas já participou do movimento de crítica ao aumento das tarifas pela Sanasa, empresa municipal de saneamento.

Fortalecer a Rede Minha Campinas é, de fato, o grande objetivo do 13º Encontro da Cidadania, afirma Helena Whyte, coordenadora da mobilização. “A rede é feita conhecendo, profundamente, de perto, os grupos envolvidos”, observa, com referência aos grupos e ações que sociais que se apresentarão no evento.

Segundo Helena, o propósito de ampliação da Rede Minha Campinas já vem sendo alcançado, e um dos indicadores é o fato de que, dos 22 grupos que se apresentarão neste sábado na Unicamp, apenas 10 tinham participado do Encontro de 2014. Ou seja, grupos novos conheceram e se interessaram por se integrar à Rede Minha Campinas.

“A conquista de direitos depende do conhecimento deles e do uso de ferramentas apropriadas para pressionar o poder público. Os grupos conhecem as causas, eles estão nas comunidades, e a rede vai potencializar o uso de ferramentas apropriadas, inclusive pela Internet, diz Helena Whyte.

Participarão do 13º Encontro da Cidadania, entre outros grupos e ações: Gestão da Crise Hídrica, projeto ligado ao Centro Comunitário Jardim Santa Lúcia e que nasceu a partir da crise hídrica que tem atingido boa parte de São Paulo e da Região Sudeste; Promessômetro, um aplicativo de auditoria cidadã e avaliação de sustentabilidade da gestão municipal; Mapa de Cultura de Campinas, iniciativa do Coletivo Revoada; e Cursinho Popular Proceu Conhecimento.

Grande público participa nos Encontros da Cidadania, como na edição de 2014

Grande público participa nos Encontros da Cidadania, como na edição de 2014

 

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta