Quarta edição da Feira de Discos de Campinas acontece amanhã na Estação Cultura com raridades em vinil
Daniel Pacetta Giometti organiza a Feira de Discos de Campinas desde 2011 e comercializa discos em sua loja Chopsuey Discos, em Campinas (Fotos: Adriano Rosa)

Quarta edição da Feira de Discos de Campinas acontece amanhã na Estação Cultura com raridades em vinil

Por Adriana Menezes

Quando o Long Play (LP) perdeu o mercado para o Compact Disc (CD) na década de 1990, uma legião de apreciadores de música se sentiu órfã da qualidade sonora do antigo formato, mais conhecido como disco vinil ou “bolachões”. Boa parte destes aficionados resolveu não abandonar a velha tecnologia de armazenamento de música e continua mantendo aquecido o mercado do produto, ainda que a indústria tenha deixado de produzir.

Para quem nunca abandonou o vinil, amanhã acontece em Campinas, na Estação Cultura, das 12h às 20h, a quarta edição da Feira de Discos de Campinas produzida pela Chopsuey Discos, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. É possível encontrar desde promoções até raridades, além de aparelhos de LPs que podem ser o começo de uma nova paixão para quem ainda não aderiu à mania.

Segundo o organizador e proprietário da Chopsuey Discos, Daniel Ete, de 44 anos, esta paixão por LPs é viciante. “É como um vício. Você sempre ouve alguém falando coisas como: ‘Comecei com uma fita cassete e hoje não cabe mais discos na minha casa’”, fala bem-humorado. “Geralmente, quem gosta de vinil é o aficionado por música”, completa.

O LP mais caro que existe hoje no mercado brasileiro de vinil é o “Louco por você”, o primeiro LP de Roberto Carlos, que teve apenas 800 cópias produzidas e vale hoje cerca de R$ 4 mil.

Evento que cresce

Pela primeira vez, a Feira de Discos acontece de forma independente, conta o organizador. Ela sempre foi parte da programação do Festival de Rock que ele também promove. Em 2011, quando o festival ocupou o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, a Feira de Discos começou pequena com apenas cinco expositores.

Em 2014 e no primeiro semestre de 2015, o evento já aconteceu na Estação Cultura, mas ainda dentro do Festival de Rock. A feira de amanhã volta a ocupar a Estação Cultura e desta vez será um evento independente, com 12 expositores da região de Campinas e de outras cidades como Santos, São Paulo e Bragança Paulista. O evento também terá equipamentos, arte, brechó, chope artesanal e opções de comida. Às 18h, haverá show de Pedroluts. A próxima edição já está prevista para 2016, garante Daniel.

Feira Vinil

Colecionadores

“Eu sempre gostei de LP, por causa da qualidade do som e pela questão histórica, porque quando você pega um LP dos anos 60, ele te transporta para aquela época”, explica Daniel. Segundo ele, não são apenas os mais velhos que têm essa preferência. “Muita gente nova começou a gostar de música pelo MP3, e quando ouviu em vinil é que viu a diferença.”

Segundo o proprietário da loja de discos Chopsuey, há muitos apreciadores de vinil que preferem os gêneros Soul, Rock Heavy Metal e MPB. “O mercado de música popular brasileira é violento, muito forte e com muitas raridades”

O fotógrafo Adriano Rosa, editor de Fotografia da Agência Social de Notícias (ASN), tem hoje cerca de 3 mil discos de vinil em sua coleção. “É pouco se comparado a outros colecionadores que chegam a ter 10 mil discos e até mais”, diz Adriano, que começou a escolher e comprar seus discos em 1981, quando ainda estudava em Ribeirão Preto. “O primeiro LP que escolhi por vontade própria foi Orós, do Fagner. Creio que na minha coleção a maioria dos discos é de MPB, seguido de música regional e caipira de raiz. Depois vem Jazz, Rock e Blues e instrumental brasileiro.”

Segundo Adriano, os encontros de discos fazem com que outros colecionadores tenham acesso a todos os estilos musicais num só lugar, a preços acessíveis. “Além das vendas também rolam trocas e pechinchas. E também é bom ver os mais jovens interessados nos bolachões, como são conhecidos os vinis.”

FEIRA DE DISCOS DE CAMPINAS

Data 20/12/2015
– Venda de LPs , CDs, DVDs, LIVROS , ARTE
– BAZAR E BRECHÓ
-COMIDA BOA E CERVEJA GELADA
– SHOW às 18h com Pedroluts (https://youtu.be/r3kV0pA0ac4)

Horário – das 12h as 20h
Local – Estação Cultura – Praça marechal Floriano Peixoto s/n centro Campinas SP
Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial – Rua Francisco Teodoro, 1050
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura
Contatos
feiradediscoscampinas@gmail.com
Produção – Chopsuey Discos

DanielPacettaGiometti_2

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>