Capa » Cultura Viva » Animação, circo, música e teatro nas duas últimas semanas de janeiro no SESC Campinas
Animação, circo, música e teatro nas duas últimas semanas de janeiro no SESC Campinas
Cena de "Uma história de amor e fúria", um dos longas de animação em cartaz no SESC-Campinas

Animação, circo, música e teatro nas duas últimas semanas de janeiro no SESC Campinas

Cinema de animação, circo, música e teatro estão entre as atrações nas últimas duas semanas de janeiro de 2016 no SESC-Campinas. Também há várias atividades para crianças, como cursos, espaço de brincar e contação de história. Prossegue ainda o SESC Verão, com diversos esportes olímpicos e paralímpicos, em função das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Programação completa nos endereços www.sescsp.org.br/campinas e www.sescsp.org.br/sescverao

Entre os dias 19 de janeiro e 3 de fevereiro, serão exibidos seis longas de animação, na mostra “Só para adultos”, que dá sequência ao mês dedicado ao cinema de animação no SESC-Campinas. Isto em função da lembrança dos 40 anos de fundação do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, comemorados com programação especial nas duas primeiras semanas de janeiro.

Os longas serão exibidos sempre às 19h30, no teatro do SESC, com entrada grátis e retirada de ingressos na Central de Atendimento no dia da atividade. Serão projetados “Uma história de amor e fúria” (Brasil, 2013, 75 minutos, direção Luiz Bolognesi) dia 19 de janeiro; “Chico e Rita” (Espanha/Reino Unido, 2010, 94 min, dir: Tono Errando, Javier Mariscal e Fernando Trueba), dia 20; “O Mágico” (França/Reino Unido, 2010, 80 min, dir: Sylvain Chomet), dia 26; “O Congresso Futurista” (ALE/BEL/ISR/ LUX/POL, 2013, 120 min, dir: Ari Folman), dia 27 de janeiro; “Túmulo dos vagalumes” (Japão, 1988, 89 min, dir: Isao Takahata), 2 de fevereiro; e “O conto da princesa Kaguya” (Japão, 2013, 137 min, dir: Isao Takahata).

Cena de Palhaçadas sem censura (Foto Divulgação)

Cena de Palhaçadas sem censura (Foto Divulgação)

Circo – Na quarta-feira, 20 de janeiro, às 20 horas, o encontro de palhaços Cabarena, misto de cabaré e picadeiro, recebe as palhaças Mafalda Mafalda, Elizabeth The Queen, Bolha, Maria Lulu Azul, Birota, Brigit Bordô e Spirulina com suas “Palhaçadas sem Censura”. No dia 30, às 15 horas, Gilberto Caetano e Marcelo Castro apresentam “As Aventuras atrapalhadas de Gibiló e Gibileu”. Este espetáculo resgata números clássicos do circo brasileiro em esquetes memoráveis e faz homenagem aos grandes mestres do picadeiro, como Piolin, Carequinha, Picolino e muitos outros.

Música – Vários estilos musicais estarão em cena nas duas últimas semanas de janeiro no SESC-Campinas. No dia 21, às 20h30, no Jardim do Galpão, apresentação do grupo TSK, que trabalha com rimas improvisadas (freestyle). No dia 24, às 10 horas, na Área de Convivência, show com a dupla Ronny & Maycon, que surgiu em 2009 durante ensaios da Orquestra Amigos Violeiros de São Carlos. No dia 24, às 16 horas, no Jardim do Galpão, mais uma apresentação do  Pagode da Vó Tiana, movimento que objetiva resgatar e manter viva a tradição do samba de roda em Campinas e que desta vez terá como convidada Nanãna da Mangueira, considerada a primeira rainha de bateria do Brasil.

Quarteto L ´Arianna (Foto Divulgação)

Quarteto L ´Arianna (Foto Divulgação)

No dia 28, às 20h30, na Área de Convivência, show de El Efecto, grupo criado em 2002 e que cresceu no Rio de Janeiro. O grupo vem ganhando espaço no cenário alternativo nacional, pela mistura de sons, ritmos, estilos e poesia. No dia 30, às 16 horas, na Capela Nossa Senhora da Boa Morte (rua Benjamim Constant, 1657, Centro), apresentação do Quarteto L`Arianna, grupo que apresenta o período romântico a partir de obras de Schubert e de Brahms.  Também no dia 30, às 16h30, na Área de Convivência, o grupo Mandi apresenta um tributo ao Clube da Esquina e mantém, em seus arranjos para as canções consagradas do Clube, os elementos e influências diversas das gravações originais, como rock progressivo, música latino americana, música tradicional brasileira e outras mais. No repertório, canções dos dois discos duplos de Milton Nascimento e Lô Borges, Clube da Esquina e Clube da Esquina n2. Todas as atividades musicais são grátis.

Teatro  – No dia 22 de janeiro, às 20 horas, no Espaço Arena do SESC-Campinas, com entrada grátis, será apresentada pela Cia Estável a peça “A Exceção e a Regra”, de Bertold Brecht. Trata-se de um texto didático que transita na temática das relações opressivas de trabalho, revelando e evidenciando a estrutura social que naturaliza e legitima a forma capitalista de produção. A Companhia Estável de Teatro tem 13 anos de trajetória, tendo sido formada na escola de teatro da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e já contemplada com seis edições da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. A partir de 2006, a Cia. passou a fazer residência artística no Arsenal da Esperança, casa de acolhida que abriga 1.200 homens em situação de rua, localizada ao lado do Museu do Imigrante, no bairro do Brás. Dentro do espaço, uma lona de circo foi armada servindo de picadeiro e lugar de convivência dos acolhidos. No local também há uma programação com oficinas, espetáculos artísticos, saraus e apresentações de peças de seu próprio repertório.

Cena de "A exceção e a regra" (Foto Jonatas Marques/Divulgação)

Cena de “A exceção e a regra” (Foto Jonatas Marques/Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida. Já ganhou os prêmios de jornalismo: FEAC (2015), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), ABAG-Ribeirão Preto "José Hamilton Ribeiro" de Jornalismo (2017) e Prêmio INEP de Jornalismo (2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>