Capa » Cultura Viva » Cordão do Félix inaugura matinê Pré-Carnaval na praça Carlos Gomes em Campinas
Cordão do Félix inaugura matinê Pré-Carnaval na praça Carlos Gomes em Campinas
Cordão do Félix fez seu primeiro desfile em 2016 (Foto José Pedro Martins)

Cordão do Félix inaugura matinê Pré-Carnaval na praça Carlos Gomes em Campinas

Um brinde à amizade e ao brincar o Carnaval com os sambas mais conhecidos e amados. Este foi o roteiro do Cordão do Félix, que uniu dois blocos que saíam regularmente na City Banda e em 2016 decidiram inovar, com uma matinê na praça Carlos Gomes, centro de Campinas, neste domingo, 31 de janeiro. Aos poucos, a partir das 9 horas, simpatizantes do Bando de Corruíras e Unidos foram chegando, até somar um grande grupo, composto em sua maioria por arquitetos, designers e profissionais da área, em mais um sinal do fortalecimento do Carnaval de blocos na cidade, a exemplo do que tem ocorrido em todo Brasil.

O Carnaval multicolorido do Cordão do Félix

O Carnaval multicolorido do Cordão do Félix

O Bando de Corruíras sai desde 1999 na City Banda. Em 2016, não participou mais da City e decidiu juntar forças com o Unidos para criar o Cordão do Félix, homenagem a Edno Félix, um grande folião falecido no ano passado. “A City ficou muito grande, nós gostamos mesmo de brincar o Carnaval”, comentou Berenice Pereira, uma das fundadoras do Bando.

Neste ano, o tema dos Curruíras foi “Acordei e fui”, brincadeira com a nova proposta do grupo, de pular o Carnaval logo cedo, em um dos endereços mais tradicionais e bonitos do centro de Campinas. Por causa do tema, os componentes foram devidamente vestidos de pijamas. Não faltou nem a cama com ursinhos, travesseiros, pantufas e lençóis.

Fernando Canguçu, um dos dirigentes dos Unidos

Fernando Canguçu, um dos dirigentes dos Unidos

Já o tema do Unidos foi “Não vou pagar o pato”, uma clara referência ao slogan adotado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em sua permanente crítica aos altos impostos. O Unidos saiu ontem na City Banda, mas de acordo com o arquiteto Fernando Canguçu, um dos seus dirigentes, gostou da ideia de somar forças com o Corruíras e inaugurar, espera-se, uma nova tradição no Carnaval campineiro.

Crianças brincando tranquilas no familiar Carnaval do Cordão do Félix

Crianças brincando tranquilas no familiar Carnaval do Cordão do Félix

Os dirigentes dos Curruíras e Unidos concordam em que há uma forte tendência de resgate do Carnaval de rua, com a emergência dos blocos em todo país. “Isto é maravilhoso, porque a tradição tinha se perdido”, afirma Berenice Pereira. “A ideia é recuperar o Carnaval de marchinhas, é pular o Carnaval”, completa Canguçu.

E marchinhas não faltaram na manhã ensolarada de domingo. No coreto da praça Carlos Gomes, a banda que animou os foliões tocava e cantava os sucessos de todos os Carnavais, com ênfase em sambas que já sumiram de muitas programações de rádio. O Cordão do Félix deixou sua assinatura, em uma nova página do Carnaval de Campinas.

Foliões que foram prestigiar o mais novo bloco de blocos de Campinas

Foliões que foram prestigiar o mais novo bloco de blocos de Campinas

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta