Capa » Campinas 250 anos » Consórcio PCJ começa por Jundiaí debate sobre impactos da renovação da outorga do Cantareira
Consórcio PCJ começa por Jundiaí debate sobre impactos da renovação da outorga do Cantareira
Cenário no Sistema Cantareira, no auge da crise hídrica, que está longe de ser equacionada (foto Adriano Rosa)

Consórcio PCJ começa por Jundiaí debate sobre impactos da renovação da outorga do Cantareira

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) começa nesta terça-feira, dia 16 de fevereiro, a debater com a comunidade da região os impactos da renovação da outorga do Sistema Cantareira. A primeira discussão, no âmbito do Projeto “Gota d’Água”, será no Parque da Cidade de Jundiaí, a partir das 9 horas, com a capacitação de educadores. A renovação da outorga do Cantareira, prevista inicialmente para 2014 mas suspensa para 2015 em função da crise hídrica, acabou sendo adiada para maio de 2017.

A ação é promovida pelo programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e tem como meta atingir 220 mil pessoas, entre educadores, alunos e comunidade. A abertura do projeto contará com o apoio da DAE Jundiaí e da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ.

Também será abordada nas capacitações a importância do planejamento e da participação social para garantir a sustentabilidade hídrica das Bacias PCJ através da construção conjunta dos planos municipais de recursos hídricos.

O Sistema Cantareira é um conjunto de cinco reservatórios situados entre as cidades de Vargem, Piracaia e Nazaré Paulista, nas Bacias PCJ, sendo responsável pelo abastecimento de cerca de metade da Grande São Paulo. É operado pela Sabesp, por meio de uma outorga concedida em conjunto pelos órgãos gestores: Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).

Os reservatórios do Cantareira também impactam de forma direta os municípios que captam água nos Rios Atibaia e Jaguari, onde estão situadas as principais barragens do sistema. O município de Jundiaí capta até 1,2 mil litros por segundo no Rio Atibaia, sendo, portanto, afetada pela gestão do Cantareira, assim como outros grandes centros urbanos, no caso, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e o Aglomerado de Piracicaba.

Além das capacitações do Projeto “Gota d’Água”, o Consórcio realizará quatro talk-shows durante esse ano com o objetivo de discutir ideias, alternativas e soluções para a gestão do Sistema Cantareira, além de propor novas formas de partilha da água dos reservatórios entre a Grande São Paulo e as Bacias PCJ.

Sobre o Projeto Gota d’ Água – O Projeto Semana da Água foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a se chamar “Projeto Gota D’água: #PreserveCadaGota”. O novo projeto pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta