Capa » Cultura Viva » Moda de Rock desfila sua mistura empolgante no SESC-Campinas nesta quinta-feira
Moda de Rock desfila sua mistura empolgante no SESC-Campinas nesta quinta-feira
Ricardo Vignini e Zé Helder trazem a Moda de Rock para Campinas nesta quinta, dia 18 de fevereiro (Foto Adriano Rosa)

Moda de Rock desfila sua mistura empolgante no SESC-Campinas nesta quinta-feira

No Brasil, misturar rock e viola caipira é uma experiência rara, mas este panorama está mudando com o projeto Moda de Rock, dos violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder. Nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, a dupla desfila o seu trabalho empolgante no SESC-Campinas, às 20h30, com entrada grátis na Área de Convivência. Oportunidade única para conhecer a obra de dois artistas que, mesclando rock e viola caipira, reinventaram dois estilos, pela intersecção de duas vertentes, de dois estilos de vida.

Nascidos em 1973 e integrantes da banda Matuto Moderno, os dois violeiros se juntaram em 2007 para tocar e adaptar clássicos do rock para viola caipira. A ideia original de Ricardo Vignini e Zé Helder era mostrar a potencialidade do instrumento para seus alunos e reviver a trilha sonora da adolescência.

Pois o  lançamento do CD “Moda de Rock – Viola Extrema”, em 2011, se tornou um sucesso de mídia, vendas e de shows, realizados em todas regiões do Brasil, Argentina e nos EUA. Foram mais de 300 shows, o que dificultou a gravação de novo álbum, que acabou de sair, em formato físico e digital. “Moda de Rock” II, o trabalho contemplado pelo ProAC (da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e que será apresentado no SESC-Campinas, reúne clássicos de Iron Maiden, Sepultura, Dire Straits, Ramones, Queen e Pink Floyd, além de uma versão xamamé – o ritmo do Pantanal – de Black Sabath, com a participação especial de Adriano Magoo no Acordeon.

Ricardo Vignini, produtor e pesquisador de cultura popular (Foto Adriano Rosa)

Ricardo Vignini, produtor e pesquisador de cultura popular (Foto Adriano Rosa)

Dupla de pesquisadores – Ricardo Vignini é produtor e pesquisador de cultura popular do Sudeste do Brasil. Ao lado da banda Matuto Moderno gravou cinco CD´s. Lançou em 2010 o CD solo instrumental “Na Zoada do Arame” e participou dos principais eventos sobre viola no Brasil, EUA e França. Tornou-se dono do selo Folguedo, voltado à música caipira. Entre e o palco e gravações trabalhou com artistas como Bob Brozman em turnê brasileira em 2003 e Woody Mann em 2006 e 2008.

Também tocou com Christiaan Oyens e o gaitista Sérgio Duarte, as cantoras Kátya Teixeira, André Abujamra. Paulo Simões. Leciona viola caipira e guitarra há 22 anos. Produziu quatro CDs e um DVD
do violeiro Índio Cachoeira. Tocou e gravou também com: Socorro Lira, Pena Branca, Levi Ramiro, Pereira da Viola, Os Favoritos da Catira. Trabalha com trilhas de publicidade e cinema também como do curta “Toca pra Diabo”. Em 2013 montou o Power Trio Mano Sinistra de rock pesado. Em 2014, lançou os CDs “Viola Caipira Duas Gerações” e “Mano Sinistra”.

Zé Helder, violeiro, cantor e compositor (Foto Adriano Rosa)

Zé Helder, violeiro, cantor e compositor (Foto Adriano Rosa)

Zé Helder é violeiro, cantor e compositor, com três CDs solos: “A Montanha” (2004) e “No Oco do Bambu” (2009), e “Assopra o Borralho” (2015) com participações especiais. Gravou também com o grupo Orelha de Pau (2002), além de participações em CDs e shows de diversos artistas, entre eles Guca Domenico, Levi Ramiro, Dani Lasalvia, Ceumar, Alzira Espíndola, Lucina, Ivan Vilela.

Em 2010, passou a integrar o grupo Matuto Moderno, onde assumiu a viola (junto com Ricardo Vignini) e os vocais (junto com Edson Fontes). Formado em Licenciatura Plena em Música, criou o curso de viola caipira no Conservatório de Pouso Alegre (CEMPA), e  leciona o instrumento no Conservatório Municipal de Guarulhos.

Uma dupla de estudiosos e amantes de vários gêneros musicais, que teve a coragem e visão de unir dois estilos apaixonantes, o rock e a moda de viola. Apostando na diversidade, os dois violeiros estão alcançando êxitos frequentes.

A dupla acaba de lançar Moda de Rock II, cujo repertório será apresentado em Campinas (Foto Adriano Rosa)

A dupla acaba de lançar Moda de Rock II, cujo repertório será apresentado em Campinas (Foto Adriano Rosa)

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta