Capa » Cultura Viva » No Dia do Índio, Lume exibe documentário de Sabatella e Cardia, ‘Hotxuá’, seguido de palestra
No Dia do Índio, Lume exibe documentário de Sabatella e Cardia, ‘Hotxuá’, seguido de palestra
Na tribo dos Krahôs, as piadas e brincadeiras são promovidas pelo Hotxuá, que preserva a cultura do prazer

No Dia do Índio, Lume exibe documentário de Sabatella e Cardia, ‘Hotxuá’, seguido de palestra

O Lume Teatro exibe nesta terça-feira, Dia do Índio (19/04), o documentário “Hotxuá” (2009), de Letícia Sabatella e Gringo Cardia, a partir das 19h. Após a sessão, o coordenador artístico do Lume Teatro, Ricardo Puccetti, que é também ator, diretor e palhaço, fará comentários sobre a exibição. O valor arrecadado no chapéu será revertido para a aldeia dos Krahô, no Norte do Tocantins.

Hotxua 1Letícia Sabatella (foto ao lado) e Gringo Cardia registraram em documentário os costumes de uma tribo que incentiva piadas e brincadeiras entre seus membros. São os índios krahôs, que cultivam a cultura do prazer. A figura do palhaço, o Hotxuá, é muito respeitada e importante na preservação deste costume. Sua função é alegrar seu povo.

No documentário, o Hotxuá é representado por Ismael Aprac Krahô (foto ao lado), que aprendeu com os pais e avós as atividades tipicamente indígenas (pescar, caçar, tecer, e todos os rituais) e também herdou a arte de ser Palhaço. Quando o documentário foi gravado, Ismael Aprac tinha 60 anos de idade.

Lume teatro indios

Além da exibição do documentário ‘Hotxuá’, o Lume Teatro promoveu outras ações em homenagem ao Dia do Índio. No sábado (16/04), o Lume fez uma participação especial na apresentação do Casaré “Povos Parrir e Pacantar”, com palhaços e músicos em homenagem ao povo Kariri Xocó, e participação especial do Grupo Sabuká, no Centro Cultural Casarão (foto à direita).

 

A figura do palhaço, o Hotxuá, é muito importante entre os índios krahôs, do Tocantins; no documentário, Ismael Aprac Krahô representou o seu próprio personagem   Foto: Divulgação

No documentário, o Hotxuá Ismael Aprac Krahô representou o seu próprio personagem Foto: Divulgação

 

Serviço

Evento beneficente: Exibição do documentário ‘Hotxuá’

Dia: 19 de abril, Dia do Índio

Horário: 19h

Local: Sede do Lume Teatro (Rua Carlos Diniz Leitão, 150. Barão Geraldo – Campinas/SP.

Contribuição no chapéu – renda será revertida à tribo Krahô.

 

Sobre Adriana Menezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>