Capa » Cultura Viva » Sexta tem pífanos do Flautins Matuá no Casarão com ingresso ‘no chapéu’
Sexta tem pífanos do Flautins Matuá no Casarão com ingresso ‘no chapéu’
Flautins Matuá, grupo campineiro com mais de dez anos de carreira, explora a diversidade musical brasileira como o coco, o baião, o xote, a ciranda, o ijexá, o rastapé, e trabalha corpo e recursos cênicos Foto: Divulgação

Sexta tem pífanos do Flautins Matuá no Casarão com ingresso ‘no chapéu’

O novo espetáculo “Na pisada”, do grupo campineiro de pífanos Flautins do Matuá, será apresentado nesta sexta-feira, dia 20/06, no Centro Cultural Casarão (Barão Geraldo), às 20h30, com ingressos “no chapéu” – você paga quanto puder ou achar que deve. A partir das 19h, acontece um bazar de produtos artesanais de arte, moda e gastronomia no modelo ‘Compre de quem Faz’.

Com mais de dez anos de carreira dedicados ao universo da cultura popular, Flautins Matuá explora um  rico e diversificado repertório. No show “Na pisada” eles apresentam músicas autorais, de domínio público e de mestres da música tradicional. Entre os ritmos brasileiros, haverá o coco, o baião, o xote, a ciranda, o ijexá, o rastapé, e também arranjos com ritmos franceses e africanos.

As melodias e harmonias são inspiradas na cultura popular brasileira e nas músicas do mundo, vivenciadas nas duas turnês europeias realizadas pelo grupo.

A sonoridade dos pífanos compõe o espetáculo com outras instrumentações como  viola caipira,  charango andino,  contrabaixo elétrico e percussões brasileiras.

Como já é marca dos Flautins Matuá, o espetáculo traz também linguagem cênica e arte corporal. O grupo é formado hoje por Fernando Tocha – pífano e voz; João Arruda – viola caipira, charango, percussão e voz; Yandara Pimentel – percussão e voz; Iago Tojal – contrabaixo, percussão, pífano e voz; Marina Reiter – percussão e voz; Marcelo Falleiros, contrabaixo, violão e voz.

Flautins Matuá já se apresentou e ministrou oficinas em festivais, centros culturais, teatros, praças e escolas no Brasil e na Europa (França, Inglaterra e Itália). Também foi contemplado por editais públicos (FICC e PROAC) para eventos culturais, gravação do CD, DVD e a montagem de espetáculo.

Fizeram participações especiais nos shows do Chico César, Carlos Malta, Tião Carvalho, Pífanos de Caruaru, João do Pife, Irmãos Aniceto, Zé do Pife e as Juvelinas e com os grupos franceses L’Arrache Fanfarre, Maracaju e La Pifada.

‘Compre de quem Faz’

Antes do  show, a partir das 19h, na área da entrada da Biblioteca do Centro Cultural Casarão, haverá  um bazar  com  produtores e criadores locais. Entre os produtos estão estampas étnicas,  das marcas Aurea Arte com Tecido e Oyá-ò Estética Preta; e os repelentes naturais Insetifrida.

Na gastronomia, tem Pão de Mel da Sereia, Quitutes da Gabi com  bolo de pote, cookie integral e minitortas doces; Cozinha la em Casa convida Paris lado B e traz Crepes franceses com geleias e antepastos artesanais; e os produtos de Janete Pimenta Antepastos Caseiros, Conservas e Cachaças Artesanais. Para completar, a cervejaria artesanal ao cargo da Cervejaria Trotsky .

NA PISADA – grupo de pífanos Flautins Matuá

Bazar artesanal  com produtores locais

Centro Cultural Casarão do Barão

Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n.º – Terras do Barão

Barão Geraldo – Campinas – SP
Ingresso:  “no chapéu” *

* “no chapéu” – contribuição livre e espontânea de valor monetário que é colocado em um “chapéu” passado entre o público no final do espetáculo.

Com informações da Assessoria de Imprensa de Flautins Matuá.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta