Capa » Política Pública » Marinha debate Amazônia Azul e outros projetos estratégicos com Fiesp
Marinha debate Amazônia Azul e outros projetos estratégicos com Fiesp
Projeto Amazônia Azul é uma das prioridades da Marinha nos próximos anos. (Foto Adriano Rosa)

Marinha debate Amazônia Azul e outros projetos estratégicos com Fiesp

A Marinha Brasileira debate nesta segunda-feira, dia 20 de outubro, com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul – de proteção da plataforma marinha – e outros projetos estratégicos da Armada nacional. Está prevista a participação do chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Carlos Augusto de Souza, que irá apresentar a estrutura e o modelo de financiamento dos projetos estratégicos da Marinha do Brasil.

O Fórum com o Estado Maior da Armada e a Indústria Nacional será realizado à tarde, na Fiesp. O propósito central é a discussão da participação da indústria brasileira nos projetos estratégicos da Marinha. Um dos principais deles, o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul foi projetado para a vigilância da plataforma marítima brasileira, onde ocorre a exploração do Pré-Sal e onde devem ocorrer atividades de mineração, conforme autorização concedida em julho pela Autoridade Internacional de Fundos Marinhos (Isba), ligado às Nações Unidas. A Isba também autorizou o Brasil a pesquisar a exploração com exclusividade, por 15 anos, cobalto na Elevação do Rio Grande (ERG), no Atlântico Sul, a 1,5 mil km da costa do Rio de Janeiro.

Além da plataforma marinha, o Amazônia Azul atuará nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), abrangendo cerca de 22.000 Km de rios navegáveis das bacias hidrográficas brasileiras, e, também, as áreas internacionais de responsabilidade para Operações de Busca e Salvamento (SAR – Search and Rescue). Após a fase de conceituação, concluída em dezembro de 2013, o Amazônia Azul entrou na fase de contratação, em curso, e que abrange a apresentação de propostas de empresas interessadas. Depois será implementada a fase de desenvolvimento.

Outros projetos estratégicos da Marinha são o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), Programa de Obtenção de Navios-Aeródromos (ProNAe), Programa de Obtenção de Navios-Anfíbios (ProNAnf) e Programa de Obtenção de Navios de Superfície (Prosuper).

Sobre José Pedro Soares Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>