quarta-feira , 20 setembro 2017
Programa internacional desenvolvido em escolas de Piracicaba será levado para Pernambuco
Uma das formações de educadores do Programa Escola em Movimento, que agora será levado para Pernambuco: a importância do brincar. (Foto José Pedro Martins)

Programa internacional desenvolvido em escolas de Piracicaba será levado para Pernambuco

O Programa Escola em Movimento, que vem sendo desenvolvido em 2013 e 2014 em treze escolas públicas da região de Piracicaba, no interior de São Paulo, será implementado em 2015 e 2016 em três cidades pernambucanas. O objetivo principal do Programa Escola em Movimento é incentivar a vida ativa, por meio do brincar e da recreação no espaço da escola de ensino fundamental. O Programa é uma iniciativa do Instituto Arcor Brasil, como parte de uma ação corporativa do Grupo Arcor que também é desenvolvida na Argentina e no Chile.

O Programa Escola em Movimento tem três linhas de atuação: apoio a projetos escolares, formação dos educadores e mobilização de atores. Os projetos apoiados estão em territórios definidos pelos organizadores.

No Brasil, entre 2013 e 2014, em sua primeira edição do Programa, o Instituto Arcor Brasil dá apoio a projetos de treze escolas públicas no interior de São Paulo, em Rio das Pedras, Piracicaba, Saltinho, Mombuca, Capivari, Monte Mor e Rafard. Mais de 300 educadores, dessas treze escolas, participaram de formações promovidas pelo Instituto Arcor, que desenvolve iniciativas em comunidades de atuação da Arcor do Brasil. A primeira unidade da Arcor do Brasil está localizada em Rio das Pedras.

Os projetos das escolas participantes da primeira edição do Programa enfatizam o teatro, a música, o recreio educativo e o resgate de brincadeiras tradicionais. Uma das formações foi ministrada pela IPA Brasil – Associação Brasileira pelo Direto de Brincar. Fundada em 1997, a IPA Brasil é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que atua com base nos mesmos princípios da IPA Internacional.

Fundada em 1961 na Dinamarca, a IPA – International Play Association é uma organização interdisciplinar com membros em cerca de 50 países, tem status consultivo do UNICEF e título de Mensageira da Paz da ONU.  “O brincar é fundamental para o desenvolvimento integral e para a própria capacidade de resiliência das pessoas”, disse Rafaela Lozano, da IPA Brasil, responsável por uma das oficinas oferecidas.

A segunda edição do Programa Escola em Movimento será desenvolvida nos municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho, Escada e Ipojuca, onde a Arcor do Brasil tem outra planta industrial, no Distrito de Suape.

Representantes de 70 escolas desses três municípios participaram das oficinas de elaboração de projetos realizadas em setembro, que tiveram ainda a presença de representantes das secretarias de educação dos três municípios, totalizando mais de 140 participantes. Os projetos que forem encaminhados até 31 de outubro, para o Instituto Arcor Brasil, passarão por um processo de seleção. Após aprovação os projetos receberão apoio financeiro e técnico, a partir de fevereiro de 2015, por 18 meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>