Capa » Cultura Viva » Atores da Damião e Cia. de Teatro ministram oficina no Sesc Campinas
Atores da Damião e Cia. de Teatro ministram oficina no Sesc Campinas
Vivência da Damião e Cia de Teatro (Foto André Sun/Divulgação)

Atores da Damião e Cia. de Teatro ministram oficina no Sesc Campinas

O processo de criação de um espetáculo e de preparação dos atores de uma companhia teatral não pode ser guardado a sete chaves. Seguindo este conceito, a premiada Damião e Cia. de Teatro (Campinas/SP) resolveu compartilhar a experiência da trupe durante a vivência Princípios lúdicos e teatrais nas manifestações populares brasileiras. A atividade acontecerá neste sábado, dia 20 de agosto, e domingo, dia 21, das 14 às 18 horas, no Espaço Arena, do Sesc Campinas. As inscrições são gratuitas.

“A vivência propõe a abordagem de uma pedagogia teatral específica da Damião e Cia. de Teatro, que se vale de variados elementos da cultura popular brasileira. A oficina se utiliza dos trupés e das loas do cavalo-marinho, da dança mascarada da folia de reis e dos versos improvisados de ambas as manifestações para elucidar e desenvolver junto aos participantes princípios como o jogo e a brincadeira, a presença cênica, a dicção e o ritmo da voz falada, bem como a construção de figuras e personagens”, destaca o ator Rodrigo Nasser.

A trupe – Inspirada pela teatralidade do ator na rua, a Damião e Cia. de Teatro nasceu em 2012, em Barão Geraldo, distrito de Campinas. A partir do olhar apurado de atores egressos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, o grupo passou a investigar as manifestações populares do Brasil. Em 2012, após íntima aproximação do Cavalo-Marinho e da Folia de Reis, a trupe estreou o espetáculo As Presepadas de Damião: de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo. Um ano depois, em Estrela da Madrugada: a história de um palhaço apaixonado, o grupo se enveredou pelo universo das pantomimas clássicas e da essência do circo-teatro brasileiro. Desde 2014, a Cia. integra a Rede Usina Geradora de Cultura, coletivo de trupes artísticas responsável pela gestão da Sala Toninhos, do Vagão de Teatro de Bonecos e do Ateliê Livre, ambos espaços culturais localizados na Estação Cultura de Campinas.

 

Serviço

O quê: Vivência princípios lúdicos e teatrais nas manifestações populares brasileiras Quando: Sábado (20/8) e Domingo (21/8), das 14h às 18h Onde: Espaço Arena, do Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333, no Bonfim, em Campinas. Telefone: 19 – 3737-1500) Quanto: Inscrições gratuitas na Central de Atendimento Informações: www.damiaoeciadeteatro.com.br

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida. Já ganhou os prêmios de jornalismo: FEAC (2015), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), ABAG-Ribeirão Preto "José Hamilton Ribeiro" de Jornalismo (2017) e Prêmio INEP de Jornalismo (2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>