Capa » Cultura Viva » Como nasceu e cresceu o Troféu HQ MIX, que entrega hoje os prêmios aos melhores dos quadrinhos
Como nasceu e cresceu o Troféu HQ MIX, que entrega hoje os prêmios aos melhores dos quadrinhos
Gualberto, um dos idealizadores do Troféu HQ MIX (Foto José Pedro Martins)

Como nasceu e cresceu o Troféu HQ MIX, que entrega hoje os prêmios aos melhores dos quadrinhos

A avenida Paulista, endereço do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e tradicional espaço de manifestações políticas na capital paulistana, é mesmo inspiradora para a cultura brasileira. Foi na “prainha”, a região da Paulista de bares e restaurantes, “point” nos almoços e “happy hour”, onde evoluiu a ideia de criação do Troféu HQ MIX, que na noite deste sábado, dia 3 de setembro, premia os melhores dos quadrinhos em 2015 em evento no SESC Pompeia, outra referência das artes em São Paulo. Os idealizadores do Troféu HQ MIX, João Gualberto Costa (Gual) e José Alberto Lovetro (JAL), estarão lá, mais uma vez ao lado do apresentador Serginho Groisman, o padrinho da premiação desde a sua primeira edição, em 1989.

Serginho apresentava o TV Mix 4, na TV Gazeta, na própria avenida Paulista, no início da década de 1980. Um dos quadros que ganharam destaque no programa voltado para o público jovem foi o HQ Mix, em que Gual e JAL mostravam as últimas novidades em quadrinhos e humor gráfico. “Várias vezes falamos do Salão de Humor de Piracicaba no programa”, lembra Gual, em referência ao evento do interior paulista que se tornou uma marca global.

Nas conversas antes e pós quadro no TV Mix, nas mesas da “Prainha”, Gual e JAL idealizaram o Troféu HQ Mix. Era o momento de euforia nacional com o fim da ditadura militar e a elaboração de uma nova Constituição do país, promulgada a 5 de outubro de 1988.

A primeira edição do Troféu HQ MIX foi no ano seguinte. Desde então são reconhecidos anualmente os principais trabalhos em quadrinhos. “Espalhávamos urnas por São Paulo, os jovens comentavam comigo, quando me reconheciam nos ônibus”, lembra Gual, sobre os valentes tempos pioneiros.

O Troféu HQ MIX virou o “Oscar dos Quadrinhos” no Brasil por ter mantido a crítica, a linguagem muito próxima da juventude consumidora de gibis. E pela preocupação com a qualidade e abrangência: a premiação reconhece desde os artistas e designers até as editoras e os trabalhos acadêmicos produzidos pelos quadrinhos, que na avaliação de Gual estão em grande momento no Brasil. Foram mais de 2 mil lançamentos em 2015, 18% a mais do que no anterior. Com uma qualidade crescente, acrescenta um dos idealizadores do Troféu e que é co-presidente da Comissão Organizadora, ao lado do companheiro JAL.

A estatueta muda todo ano, homenageando um personagem dos quadrinhos brasileiros. O Amigo da Onça, de Péricles; Pererê, de Ziraldo; Rê Bordosa, de Angeli; Capitão, de Laerte; Geraldão, do Glauco; e Horácio, de Mauricio de Sousa, são alguns dos simpáticos e/ou irreverentes personagens já lembrados.  Nos últimos anos a premiação passou a ser organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

A partir das 19 horas deste sábado, 3 de setembro, o SESC Pompeia receberá a cerimônia da 28ª edição do Troféu HQ MIX. Neste ano, o artista plástico Olintho Tahara esculpiu a personagem Super-Mãe, de Ziraldo, para a estatueta.

Na entrega do troféu, Alice Takeda será homenageada como diretora de arte de um estúdio de quadrinhos – a profissional trabalha há mais de 40 anos no Estúdio Mauricio de Sousa, em que comanda mais de 100 desenhistas e roteiristas para a produção de cerca de uma revista por dia.  Também será homenageada, como Grande Mestre dos Quadrinhos, a desenhista Eva Furnari.

Como Grande Contribuição para a imagem dos quadrinhos no Brasil, o cartunista MAXX e seu grupo “Super-Heróis da Alegria”, que visitam hospitais vestidos de super-heróis para alegrar, principalmente, as crianças doentes, terá seu reconhecimento com o troféu. MAXX perdeu uma perna e a mobilidade de sua mão direita em um acidente de moto, e saiu da depressão com esse projeto.

A Comissão Organizadora do 28º Troféu HQ MIX é composta pelos profissionais Gualberto Costa e JAL (presidentes e idealizadores do Troféu), Benedito Nicolau, Cristina Merlo, Daniela Baptista, Edson Diogo, Nobu Chinen, Silvio Alexandre, Sonia M. Bibe Luyten, Waldomiro Vergueiro e Will. Continua a saga do Troféu HQ MIX, uma iniciativa que só tem valorizado e contribuído para a evolução dos quadrinhos – essa paixão mundial – no Brasil. (Ver premiados aqui, na Agência Social de Notícias) (Por José Pedro Martins)

Troféu deste ano, concebido pelo artista plástico Olintho Tahara (Foto Divulgação)

Troféu deste ano, concebido pelo artista plástico Olintho Tahara (Foto Divulgação)

 

 

 

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta