A Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”, de Campinas, comemora 70 anos de fundação neste dia 15 de setembro, quinta-feira, com muitos serviços prestados à cultura e educação local. Para celebrar o mês de aniversário, o público poderá conferir a exposição “40 anos da Turma do Gabi”, do ilustrador e quadrinista Moacir Torres, e a peça “O aniversário Mágico de Nana Buh”, do grupo Mágicas Pirilampos.
A Turma do Gabi surgiu em 1975, quando o cartunista Moacir Torres teve um sonho com os personagens. Na manhã seguinte, começou a dar forma aos primeiros traços de Gabi, Geninha, Bacana, Vira Lata Fres, Palhaço Piruquinha, Lorenço e o Gato Malucats. Há quatro décadas esses personagens circulam em suplementos infantis de jornais, revistas em quadrinhos, em passatempos que encontramos em muitas bancas, papelarias e livrarias; e agora surgem em outras mídias como livros, ebooks e animações na internet.
Moacir Torres reside em Indaiatuba (SP) desde 1993. Começou como desenhista na TV Cultura em 1974, fundou, em 1978, com Claudio Feldman a Editora Taturana, foi artefinalista na Editora Abril, participou de coletâneas literárias e vários salões de humor e HQs, lançou revistas em Portugal e Espanha. Criou e publicou revistas em quadrinhos, passatempos e livros infantis. Atualmente ministra oficinas de desenho infantil e vem produzindo revistas de atividades para editoras, passatempos e quadrinhos para vários jornais brasileiros e Animações da Turma do Gabi.
A exposição já itinerou em outras cidades do estado de São Paulo. Além de apresentar a evolução dos personagens de Torres, reúne releituras de seus personagens pelo traço dos artistas Mario Cau, Bira Dantas, Spacca, Jal, Mastrotti, Laudo Ferreira, Luke Ross, Pat Menghi. A mostra fica na Biblioteca até o dia 30 de setembro, podendo ser visitada de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita.
Outra atração de aniversário é a apresentação da peça “O aniversário Mágico de Nana Buh” neste dia 15, às 14 horas, destinada aos alunos das escolas e instituições do município.
Biblioteca Municipal – A Biblioteca Pública Municipal Prof Ernesto Manoel Zink agrupa um acervo diverso e altamente representativo para a história do município, como o Acervo de Campinas e a Hemeroteca. Outro dado importante são os diários oficiais do município que que se encontram encadernados na versão impressa e disponíveis para consulta na biblioteca.
O acervo Braille é outro ponto importante, assim como a diversidade do acervo circulante que tem literatura contemporânea de diversos países e não só os best sellers. O acervo dos periódicos, em especial a parte de quadrinhos, merece destaque: além da variedade e qualidade de publicações, tem também atrelado a esse acervo todo o trabalho de exposições, dia dos quadrinhos, oficinas e outros eventos relacionados.
A biblioteca também apresenta pluralidade de atrações, como convenções de ficção científica, seminários, exposições, campeonatos, saraus, lançamentos de livros, palestras, oficinas, entre outros. Mas nem só de acervos vive a biblioteca. Há também as novas tecnologias como a rede Wi-Fi – Campinas Digital, que funciona no interior do espaço e fora dele, que tem atraído muitos usuários com seus notebooks e smartphones.
Localizada ao lado do Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC), a Biblioteca Pública Municipal Prof Ernesto Manoel Zink compõe portanto um dos principais complexos de cultura e lazer da cidade. Nos jardins em frente à biblioteca e ao MACC, um dos mais belos de Campinas, onde estão esculturas de Eduardo Cruzeiro e Lelio Coluccini, é realizada mensalmente a Quinta no Museu, com atrações musicais e food-truck.