Capa » Cidadania » Artigo sobre Plano Diretor de Campinas abre blog sobre Urbanismo e Cidadania na ASN
Artigo sobre Plano Diretor de Campinas abre blog sobre Urbanismo e Cidadania na ASN
A arquiteta e urbanista Maria Rita Amoroso (Foto Martinho Caires)

Artigo sobre Plano Diretor de Campinas abre blog sobre Urbanismo e Cidadania na ASN

Com o artigo “Plano Diretor de Campinas: estratégia de desenvolvimento e cidadania”, estreia nesta quinta-feira, dia 12 de janeiro de 2017, o blog Urbanismo e Cidadania, da arquiteta e urbanista Dra.Maria Rita Amoroso. O artigo trata do momento estratégico para o futuro de Campinas, que é o da definição de seu novo Plano Diretor, que indicará as linhas do desenvolvimento urbano para os próximos dez anos. No início de um novo ano, mais uma novidade na plataforma de blogs da Agência Social de Notícias, agregando valor ao espaço que já conta com renomados profissionais de imprensa.

Em seu primeiro post no blog, a arquiteta e urbanista ressalta a riqueza desse momento histórico para Campinas, na linha da reafirmação da cidadania, através da construção do Plano Diretor de forma realmente participativa.

Maria Rita Amoroso defendeu tese de doutorado recentemente na Unicamp, na área de Arquitetura, Tecnologia e Cidade, com o título “Entre o rural e o urbano: os limites e as potencialidades de preservação da paisagem cultural das regiões norte e leste de Campinas”. Na tese, a arquiteta e urbanista reitera a sua preocupação com a preocupação do importante patrimônio histórico de Campinas, derivado sobretudo do Ciclo do Café, quando a cidade esteve no centro político, econômico e cultural do país.

Esse olhar atento para o patrimônio histórico e cultural tem sido demonstrado, por exemplo, em eventos como o Fórum Internacional sobre o Patrimônio Arquitetônico Portugal/Brasil, que já teve edições em Campinas e Portugal. A arquiteta e urbanista teve importante papel na construção do Fórum que resultou na assinatura de um Protocolo de Cooperação Internacional sobre Proteção do Patrimônio Cultural, tendo como signatários o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Núcleo Regional Campinas do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), as Universidades PUC-Campinas e USP, Universidade de Aveiro (Portugal), Prefeitura e Câmara Municipal de Campinas e União Internacional dos Arquitetos.

No dia 30 de junho de 2016, Campinas passou a usufruir de um dos projetos de Maria Rita Amoroso. Ela é a autora do projeto de requalificação da avenida Francisco Glicério, inaugurado naquela data e que abriu novas perspectivas para a proteção e recuperação da região central da cidade.

Naquela oportunidade, ela comentou para a Agência Social de Notícias: “Ainda não terminou, faltam o paisagismo, os bulevares, e temos a proposta da arte urbana. Ou seja, falta a complementação. É muito importante trazer mais vida para o centro, as pessoas voltarem para o centro, como a gente vê acontecer em outros países. Quando uma avenida como essa é reabilitada, a cidade ganha algo mais. O centro de Campinas ficou esquecido durante muito tempo, não existe mais aquela vida à noite. Agora, com nova iluminação e outros atrativos, a população pode voltar”.

A trajetória acadêmica de Maria Rita Amoroso inclui a especialização em Ecologia Humana na Unicamp e Urbanismo Moderno na PUC-Campinas. Entre as premiações recebidas estão Prêmio Du Pont 2003 Ambiente e Sustentabilidade, pelo Jardim Botânico de Paulínia, e Prefeitura de Votorantim 1989 – Menção Honrosa IAB-SP.

São vários os cargos ocupados pela Dra. Maria Rita Silveira de Paula Amoroso, seu nome completo. Ela é Diretora de Patrimônio do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-CAMPINAS), Conselheira do CONDEPACC e Conselheira Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU –SP). Ocupa, ainda, a vice-presidência da CICOP.NET (Network of International Centers for the Conservation of Architectural Heritage), uma rede de centros internacionais pela conservação do patrimônio histórico e arquitetônico.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.