Capa » Cultura Viva » O olhar e o traço premiado de Dálcio Machado na Galeria Virtual ASN
O olhar e o traço premiado de Dálcio Machado na Galeria Virtual ASN

O olhar e o traço premiado de Dálcio Machado na Galeria Virtual ASN

A Galeria Virtual ASN tem a honra de encerrar 2016 e começar 2017 com a exposição “Criança” de Dálcio Machado, chargista, cartunista, caricaturista, desenhista e artista mais premiado de Campinas (quiçá do Brasil!). A exposição “Criança” traz nove trabalhos publicados ao longo de sua carreira brilhante, com destaque para a crítica social, a pobreza, a fome e a prostituição infantil que nós – Dálcio e ASN – queremos contribuir para que acabe em todo o mundo.

Entre as obras de Dálcio Machado que ficam expostas na Galeria Virtual ASN até o dia 5 de janeiro de 2017 estão a do Dia dos Pais, que já foi curtida e compartilhada mais de 1 milhão de vezes, e a charge dos dois garotos em suas camas, cada qual com seus medos e pavores, que ganhou primeiro lugar, em julho de 2016, no 55th International Cartoonfestival Knokke-Heist, na Bélgica, o mais tradicional do mundo.

dri-7

Charge de Dálcio Machado vencedora do 55th International Cartoonfestival Knokke-Heist, na Bélgica, em julho de 2016

O campineiro Dálcio Machado dispensa apresentação para seu público conterrâneo, que já o conhece desde a sua juventude. Para quem ainda não conhece, esta é uma grande oportunidade de saber mais sobre o profissional de 44 anos que continua abocanhando prêmios mundo afora. A aparência e o jeito de menino escondem o olhar sensível e crítico de um talentoso e genial artista.

Incansável, o artista não para. Há duas semanas, sua charge sobre o acidente com o avião da Chapecoense se transformou em viral e foi veiculada em dezenas de países. Na página oficial da Chapecoense obteve mais de 300 mil curtidas.

Dálcio começou aos 13 anos a enfrentar o batente. Descobriu bem cedo que era do seu talento que sobreviveria. Nestes 31 anos de trabalho, publicou em todos os grandes veículos de comunicação do país, entre eles Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil, Pasquim, Playboy, Veja, Placar, Exame, Le Monde Diplomatique Brasil, TV Globo, Correio Popular, em algumas revistas e jornais de outros países, e muito mais.

A relação de prêmios também é extensa. Foram 116 prêmios no Brasil, Irã, EUA, Japão, Portugal, Espanha, China, Coreia do Sul, Itália, Turquia, Bélgica, Grécia e Canadá, entre eles cinco troféus HQMIX, o Oscar do quadrinho nacional; oito prêmios no Salão Internacional de Humor de Piracicaba; quatro prêmios no World Press Cartoon/ Portugal; dois prêmios no Portocartoon/ Portugal; e dois prêmios na ONU/ Lurie UN Award/ EUA.

Como se não bastasse, publicou três livros, um de charges e dois infantis pela Companhia das Letrinhas. E, para completar, vive em Campinas com sua musa Luciene Carneiro de Carvalho e seus dálmatas Nanquim e Aquarela. Agora, para saber mais sobre Dálcio Machado, é só conferir a exposição “Criança” na Galeria Virtual ASN, de 20 de dezembro de 2016 a 5 de janeiro de 2017.

 

Sobre Adriana Menezes

5 comentários

  1. Carlãozinho Lemes

    O quê? Dalcio Machado, um dos maiores – senão o maior – chargista do mundo no momento? Cada vez me orgulho mais de participar da ASN! Bem vindo, sobrinho!

  2. Elisabeth Soares Morelli

    Admiro demais os trabalhos do genial Dálcio Machado! Sinto muitíssimo não vê-lo mais no Correio Popular toda manhã…

  3. Dálcio é um dos maiores, o humor percorre sua veia. Admiro muito seu trabalho.

  4. Muito obrigado à galera talentosa da ASN, uma honra estar nesta galeria virtual!
    Ah, li os comentários do querido Carlãozinho Lemes, Elisabeth Morelli e Kim. Beijos e obrigado pela gentileza de vocês :)

Deixe uma resposta