Capa » Cultura Viva » Inscrições da 2ª edição da Feira SUB de Campinas encerram em 16 de julho
Inscrições da 2ª edição da Feira SUB de Campinas encerram em 16 de julho
Feira SUB de 2016 já mobilizou o setor e a de 2017 será ainda maior (Foto Adriano Rosa)

Inscrições da 2ª edição da Feira SUB de Campinas encerram em 16 de julho

Feira SUBAs inscrições para os interessados em expor seus trabalhos na 2ª edição da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes que acontece em 16 de setembro de 2017, em Campinas, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, das 11 às 21 horas, se encerram às 23h59 do próximo dia 16 de julho. A inscrição é gratuita por meio do formulário neste link: https://goo.gl/forms/2kURrsag4N6jthqu1 que está disponível, também, na página do Facebook da Feira SUB (https://www.facebook.com/feirasub/). Qualquer pessoa, artista, coletivo ou editora, de qualquer lugar do país pode se inscrever.

Após essa fase, as inscrições passam por um trabalho de curadoria para escolha de cerca de 55 expositores que serão divulgados até o dia 18 de agosto.

A Feira SUB tem como objetivo apresentar os mais variados formatos de produção independente de trabalhos que circulam fora do meio editorial tradicional e inclui: livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações, fotografias, além de uma infinidade de produtos impressos que têm como características o valor artístico e a produção autoral em pequena tiragem.

“Estamos com inscrições de vários estados do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Distrito Federal, Maranhão entre outros e muitas cidades do interior de São Paulo. A ideia é trazer um material diversificado para mostrar ao público os mais variados formatos de produção independente”, afirma Marcela Pacola, coordenadora da feira e sócia do The MIX Bazar.

Neste ano, a feira será realizada na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, coincidindo com o mês em que a biblioteca completa 71 anos.  A localização da Feira SUB de 2017 em um endereço na região central de Campinas – a biblioteca fica ao lado do prédio da Prefeitura e do Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) – deve contribuir para democratizar o acesso e ampliar o número de visitantes. São esperadas cerca de 2.000 pessoas. A Biblioteca Municipal fica na avenida Benjamin Constant, 1633.

A programação da Feira com palestras e oficinas está sendo construída e em breve será divulgada. Ações paralelas em outros locais da cidade também estão previstas até a date da Feira.

cartazFeiraSUB2017_valeriaMenezes_creditoReprodução (2)

Cartaz – Uma novidade com relação a feira do ano passado é que a partir desta edição, a  FeiraSUB adota o cartaz como peça central da sua comunicação. A cada ano um artista ou coletivo será convidado para a criação da arte do cartaz que vai inspirar toda a identidade visual da edição. A artista visual e ilustradora campineira Valéria Menezes é a primeira convidada.

Liberdade estética e ousadia criativa são elementos que norteiam a concepção. A única referência proposta foi com relação à identidade da feira que é representada pela simbologia de um peixe. Para o cartaz da feira SUB 2017, Valéria escolheu imagens híbridas, de animais e formas misturadas.  O resultado do trabalho representa a proposta da Feira SUB de apresentar diversidade e trazer variados formatos de arte impressa e publicações independentes que estão sempre em transformação por conta da criação artística e literária desses artistas e publicadores independentes.

A Feira SUB é uma realização do The MIX Bazar. A segunda edição da Feira SUB conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas e da Agência Social de Notícias.

Edição de 2016 foi em Sousas e a de 2017 será na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, dia 16 de setembro (Foto Adriano Rosa)

Edição de 2016 foi em Sousas e a de 2017 será na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, dia 16 de setembro (Foto Adriano Rosa)

Sobre Feiras de Publicações Independentes – Enquanto o mercado editorial vem encolhendo em número de vendas, o circuito de publicações independentes não para de crescer. É o que mostra o sucesso de público da mais recente edição da Feira Plana, que aconteceu pela primeira vez no pavilhão da Bienal de São Paulo em março e ganhou ares de Festival. A Plana, uma das mais importantes no segmento, em sua 5ª. edição, recebeu um público recorde de cerca de 18 mil pessoas em 3 dias de evento.

Levantamento feito pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) mostra que o mercado editorial apresentou performance inferior ao PIB do país no período entre 2006 e 2015. O faturamento apresentou uma queda de 12,5%. No entanto, o segmento de publicações independentes vem despertando cada vez mais o interesse do público. A cada ano as feiras de publicações independentes recebem um número maior de expositores e de público. No ano passado as feiras borbulharam em várias cidades do país. Para 2017 a expectativa é que o número de visitantes dessas feiras seja ainda maior.O interesse do público para com esse tipo de arte cresceu e hoje, muita gente que nunca tinha feito um impresso passou a produzir por ter o estímulo de apresentar seu trabalho nas feiras independentes. Esse formato contribui para economia criativa, representando as novas formas de economia onde pessoas, planeta e propósito andam de mãos dadas.

Sobre o The Mix Bazar – O The Mix Bazar (TMB) é um projeto que trabalha com economia criativa, consumo sustentável e economia colaborativa e se manifesta através da moda sustentável, da arte e do design. O TMB é também um espaço alternativo plural onde acontecem cursos, workshops, exposições e eventos culturais. Tem como propósito estimular a economia criativa por meio da valorização da produção autoral e local, e tem como principais pilares Pessoas-Sustentabilidade-Economia Criativa. Dentre os projetos  apoiados/realizados, além da Feira SUB, o MIX participou do Festival Hercule Florence em 2015 e 2017, das exposições ‘Encontros com Alice’ da artista Valéria Menezes (2015) e ‘Frente e Verso’, exposição de livro de artista de 5 artistas de Campinas (2016), criou um roteiro de bairro chamado ‘Cambuí Walking Tour’ que tem o intuito de estimular a mobilidade urbana sustentável por meio da caminhada pelo bairro e divulgar os comerciantes locais,  apoiou os projetos dos livros ‘Os Vestidos de Frida’ de Christine Ferreira Azzi com ilustrações de Juliana Fiorese (2015) ‘Valquírias’ de Juliana Fiorese (2016), ‘Revista Farpa’ (2016) editada pelo coletivo Farpa, composto por seis mulheres, Casa Plana (2016) e do livro Obras Comentadas de Andrés Hernández (2016).

 

Serviço

Feira SUB 2017

Inscrições: até 16 de julho
(gratuitas)

Divulgação dos selecionados para a Feira: até 18 de agosto

Data da Feira: 16 de setembro de 2017

Horário: 11 às 21 horas

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP)

Informações e dúvidas sobre as inscrições: feirasub@themixbazar.com.br

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta