Capa » Campinas 250 anos » Campinas 2021-2028: Eixos estratégicos para o desenvolvimento econômico e social da cidade
Campinas 2021-2028: Eixos estratégicos para o desenvolvimento econômico e social da cidade
José Luiz Guazzelli, pela "reinvenção" de Campinas (Foto Divulgação)

Campinas 2021-2028: Eixos estratégicos para o desenvolvimento econômico e social da cidade

José Luiz Guazzelli

Muitas ações positivas vêm sendo implementadas nos últimos anos, mas os efeitos advindos das dificuldades que Campinas vivenciou no passado recente e da crise sanitária, econômica e política sem precedentes que estamos atravessando, continuam a influenciar na perda de competitividade da cidade em relação a outros municípios.

Para alterar esta realidade não basta nos limitarmos ao enfrentamento de situações urgentes, será preciso implantar medidas estruturais que permitam uma rápida melhora do ambiente de negócios, em todas as suas dimensões, ou seja, ampliar a atratividade de Campinas, com a redução da burocracia associado a um Plano de Desenvolvimento Econômico, baseado em um diagnóstico analítico da conjuntura econômica e social global e local.

A tarefa dos próximos anos, talvez da próxima década, será a de “reinventar” Campinas, o que exigirá coragem e muita determinação.

Esta tarefa deve iniciar-se pela reorganização administrativa, requalificação do serviço público e uma nova lógica na gestão pública guiada pela ampliação da competitividade da cidade.

Entendemos que esta tarefa deverá adotar os seguintes eixos temáticos que resultarão na proposição a sociedades de projetos estratégicos transformadores:

1º eixo: Superar o descompasso entre o orçamento e a necessidade de investimentos e custeio dos serviços públicos.

2º eixo: Reforma Administrativa com foco na ampliação da eficácia e redução de custos e embasado em um processo de planejamento estratégico.

3º eixo: Programa de Melhoria na EDUCAÇÃO, a qualidade da educação talvez seja o maior desafio do País.

4º. eixo: Programa de Melhoria na SAÚDE que objetive ampliar a resolutividade do Serviço de Saúde Municipal.

5º eixo: Contínua melhoria da mobilidade urbana, com a adequação dos serviços ao cenário pós COVID-19.

6º eixo: Ampliar a competitividade da cidade para atração de empresas e investimentos produtivos.

Tenho a convicção de que a Gestão do Prefeito Dário Saadi será capaz de liderar este processo transformador e que será reconhecida por oferecer respostas aos problemas concretos da cidade .

José Luiz Guazzelli é formado em engenharia civil pela UNICAMP (1974), com especialização em infraestrutura urbana pela École Nationale des Ponts et Chaussées Fr. Já esteve à frente de grandes desafios em sua carreira, na direção de importantes obras de infraestrura urbana em Campinas e Região. Coordenou vários planos urbanísticos e atualmente é Diretor do Parque Tecnológico TECHNO PARK CAMPINAS 1998 – 2021, o primeiro parque tecnológico privado do Brasil que hoje reúne 63 empresas de base tecnológica com 4.500 colaboradores.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.