Capa » Campinas 250 anos » Cultura, ciência, tecnologia e juventude na abertura do Projeto Campinas 250 anos
Cultura, ciência, tecnologia e juventude na abertura do Projeto Campinas 250 anos
Os primeiros articulistas do Projeto Campinas 250 anos e os desafios em C&T, Cultura e em políticas para a Juventude

Cultura, ciência, tecnologia e juventude na abertura do Projeto Campinas 250 anos

A valorização da cultura, para um novo futuro da cidade. O fortalecimento da ciência, a tecnologia e a inovação, pela retomada da competitividade de Campinas. A construção de um Plano Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, pela criação de mais oportunidades para um imenso contingente populacional. São as ideias centrais dos artigos que abrem o Fórum Virtual Campinas 250 Anos, primeiro produto do Projeto Campinas 250 anos, lançado nesta quarta-feira, 14 de julho, quando a cidade completa 247 anos.

O Projeto Campinas 250 anos é uma iniciativa da Agência Social de Notícias e Plataforma Ecosocial Campinas e visa proporcionar um amplo resgate da história local e promover a reflexão sobre as tendências em diversas áreas, na cidade pós-pandemia.

O Projeto prevê a publicação sistemática, até 14 de julho de 2024, quando Campinas completará 250 anos, de textos de produção própria ou artigos de convidados, com análises, relatos e propostas para uma cidade renovada e ainda mais brilhante do que tem sido em diversas frentes, embora com sérios desafios a superar e que foram agravados com a pandemia de Covid-19.

Um dos artigos que abrem o Projeto Campinas 250 anos é assinado pela antropóloga Regina Márcia Moura Tavares, uma das principais protagonistas da luta pela proteção do patrimônio cultural material e imaterial local. “Neste 14 de julho de 2021, em que Campinas comemora seus 247 anos, insisto que nela continua em suspenso o reconhecimento da importância da Cultura e das expressões culturais para o desenvolvimento da sociedade, a despeito do que já afirmaram organismos internacionais sobre o assunto, em várias convenções”, ela protesta.

Outro artigo é assinado pelo engenheiro José Luiz Guazzelli, diretor do Techno Park Campinas, um dos ícones da vocação campineira para a ciência, a tecnologia e a inovação. “A tarefa dos próximos anos, talvez da próxima década, será a de “reinventar” Campinas, o que exigirá coragem e muita determinação”, adverte Guazzelli, sintetizando as inquietações em relação ao futuro da cidade.

“Esperamos que nos próximos anos, quem sabe até seu aniversário de dois séculos e meio, Campinas torne sua vida política mais amistosa para sua juventude”, pede, por sua vez, Felipe Gonçalves da Silva, titular da Coordenadoria de Políticas para a Juventude da Prefeitura Municipal.

São algumas das perspectivas inaugurais do Projeto Campinas 250 anos. A crise sanitária global provocou impactos superlativos em todos os segmentos e serão fundamentais a releitura do passado, uma profunda avaliação do presente e sério planejamento e ação coletivos para um futuro de real desenvolvimento sustentável, igualitário e baseado no pleno respeito aos direitos humanos.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.