O Instituto Arcor Brasil lançou em novembro a Campanha “Vida Saudável na Escola”. O objetivo é difundir a importância da vida ativa e da alimentação saudável, tendo as escolas públicas como espaços privilegiados de disseminação de conhecimento. Foi também lançado o Caderno “Vida Saudável na Escola”, que está à disposição para download e teve como base experiências de escolas públicas que participaram de iniciativas do Instituto Arcor, em cidades como Campinas, Rio das Pedras, Capivari, Bragança Paulista e Piracicaba, em São Paulo, Contagem (MG) e as pernambucanas Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho.
O Caderno relata experiências com foco na vida ativa e na alimentação saudável, que podem ser replicadas nas escolas. As experiências são fruto das iniciativas do Instituto Arcor Brasil de apoio a projetos em escolas, visando a vida ativa e a alimentação saudável, como as quatro edições do Programa Escola em Movimento e nove edições do Programa Minha Escola Cresce.
A gestora do Instituto Arcor Brasil, Thais Cassano de Castro, destaca que a Campanha tem o propósito de contribuir com as escolas a evidenciar, para os alunos e familiares, a importância de uma vida ativa e de uma alimentação de qualidade para a prevenção de doenças, considerando que uma vida saudável começa com uma dieta equilibrada associada a atividades físicas.
O Caderno “Vida Saudável na Escola” apresenta atividades simples, que podem auxiliar na construção de hábitos alimentares saudáveis e na vida ativa, trazendo novos conhecimentos sobre os alimentos, suscitar a curiosidade e trazer novas experimentações, além de propiciar momentos de lazer. A publicação também contém sugestões de atividades físicas que podem ser multiplicadas a partir das escolas.
A Campanha “Vida Saudável na Escola” contempla sugestões como: Montagem de horta escolar, tradicional ou hidropônica; Compostagem de resíduos; Canteiros com ervas aromáticas; Montagem de jardim na escola pelos alunos; Plantio e cultivo de mudas, numa estufa construída na escola; Elaboração de receitas pelos alunos; Estudo dos valores nutricionais dos alimentos; Palestra com especialista sobre nutrição;
– Atividades culinárias com reaproveitamento de alimentos.
No âmbito da vida ativa, são propostas atividades como: Arremesso de peso ou de dardo; Atividades com: circuito de pneus, kit de psicomotricidade, cones, bolas de borracha, raquetes, escada de agilidade; Atletismo; Banda com materiais recicláveis (Mutirão de materiais recicláveis, seleção e higienização dos materiais arrecadados e oficina para construção dos instrumentos); Brincadeiras circenses: malabares, cambalhota, bambolê, dramatizações gestuais; Brincadeiras com elástico.
Mais sugestões podem ser encontradas no Caderno de Atividades “Vida Saudável na Escola”, disponível no link https://www.institutoarcor.org.br/pr/biblioteca/detalle/1620
A coordenadora de programas socioeducacionais do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo, lembra que, de fato, outras iniciativas da organização já vêm assinalando a relevância da atividade física e do movimento para uma vida saudável. São os casos do Programa Escola em Movimento e do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, que vem sendo implementado entre 2018 e 2019, com apoio a projetos de 20 escolas públicas de Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.