#CampinasCulturalNaoPara
Flavio Gordon traz na sua poética a força de seus gestos através de linhas que são a gênesis de sua formação como arquiteto e também o motivo para criar movimentos e harmonias. Movimentos pictóricos livres, amálgama de linhas, sombras, luzes e cores.
Liberdade de gestos em construção, construção da liberdade em gestos!
Através de um olhar atento, utiliza técnicas das artes plásticas e da fotografia.
Nessa série ele traz a Cianotipia como linguagem para o seu trabalho. Essa técnica também chamada de “blueprint” porque reproduz em tons de azuis, foi criada em 1842 pelo astrônomo inglês John Herchel (1792-1871) como método de reprodução de cópias para desenhos de engenharia e arquitetura.
No século XIX a fotógrafa Anna Atkins usou pela primeira vez a Cianotipia na fotografia para reproduzir desenhos de botânica. O método consiste na reação do citrato férrico amoniacal e o ferricianeto de potássio que gera uma solução sensível à luz ultravioleta (solar). Essa solução é aplicada em diversos materiais como papéis, tecidos, madeira, etc…
Como artista visual e fotógrafo Flavio faz esses deslocamentos entre as técnicas de uma maneira delicada aproximando o passado com a arte contemporânea e sempre trazendo suas indagações filosóficas perante a vida.
Seus princípios e crenças o tornam uma pessoa preocupada com a sociedade onde está sempre atento às desigualdades, aos preconceitos e às intolerâncias trazendo para nós também seus sentimentos e sonhos burilados em texturas de devaneio.
Curriculum Flavio Gordon
Flavio Gordon é artista visual, fotógrafo e arquiteto formado pela Universidade de São Paulo- USP
EXPOSIÇÕES:
Individuais:
2016 – Fran`s Café 2016
2017 – Rabeca Cultural
2018 – Rabeca Cultural
2019 – Rabeca Cultural
COLETIVAS:
2015 – TOTE Espaço Cultural – Campinas
2016 – TOTE Espaço Cultural – Campinas
2017 – TOTE Espaço Cultural – Campinas
2018 – SUBSOLO Laborátorio de Arte – Campinas
2019 – TOTE Espaço Cultural – Campinas
Faz parte do Grupo de Arte do TOTE
Mais do artista online:
https://www.instagram.com/flavio_gordon/
Quem deu a dica: TOTE Espaço Cultural. Norma Vieira, artista visual, proprietária do TOTE Espaço Cultural onde acontecem exposições, cursos, workshops, palestras, etc, situado em Sousas – Campinas. Onde fica também o atelier da artista e onde dá acompanhamento para artistas desenvolverem seus projetos e sua poética. Preside também o Grupo de Arte TOTE. Atualmente está em curso no TOTE a exposição Veredas Mágicas onde a artista também lançou seu foto-livro editado pela Fotô Editorial de SP e que foi interrompida pela COVID-19. O livro faz um inventário poético sobre o trabalho de Aristóteris Teixeira Leão, biólogo e seu pai e o trabalho da artista. Um diálogo entre Arte e Ciência uma vez que seu pai era pesquisador do Instituto Butantan.