A cartunista e artista plástica Rosana Fávero de Amorim, de Campinas, é a vencedora do Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2020 na categoria Escultura. Ela foi escolhida pelo júri popular e ganhou na edição 47 do mais famoso Salão de Humor do mundo com uma escultura do cantor de ópera Luciano Pavarotti.
A votação aberta aconteceu entre os dias 29 de agosto e 13 de setembro e a escultura do tenor, concebida pela artista, recebeu 1860 votos (40,6% do total de votos da edição). Na edição do ano passado, a vencedora da categoria, escolhida pelo Júri de Premiação, foi outra artista de Campinas, Synnöve Hilkner, com uma escultura da cantora Maria Bethânia.
Mais um indicativo da grande presença de Campinas no Salão, que na edição deste ano teve o campineiro Dalcio Machado mais uma vez como vencedor, na categoria Câmara de Vereadores de Piracicaba.
“Estou muito feliz por receber um prêmio do salão Internacional de humor de Piracicaba, é o sonho de muitos artistas, e eu tive a honra de recebê-lo”, comentou a artista, com exclusividade para a Agência Social de Notícias. “Participo do salão desde 2016 com obras selecionadas e em 2019 como membro do júri de seleção. Hoje me sinto muito realizada por trabalhar com humor e ver que meu trabalho pode dar uma alegria a mais para as pessoas”, completou.
Rosana de Amorim concluiu: “Obrigada a todos os responsáveis pela organização do salão por tornar possível a divulgação dos nossos trabalhos e divertir as pessoas e quero agradecer também a todas as pessoas que votaram no meu trabalho e me deram esse Prêmio”.
Rosana Fávero de Amorim é formada em matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1984. Lecionou matemática para os ensinos fundamental e médio em Campinas de 1985 até 2015.
O site do Salão Internacional de Humor de Piracicaba informa que, “pesquisando linhas geométricas e estudo de suas formas e proporções para ampliar possibilidades e tornar o ensino da matemática mais convidativo se deparou com obras de grandes desenhistas e pintores que despertaram seu interesse pelas artes visuais”.
Sob a orientação do artista Fernando Peter estudou técnicas de grafite, lápis de cor e giz pastel. Atualmente se dedica à arte trabalhando com diversas técnicas, incluindo grafite, lápis de cor, pastel seco e oleoso, tinta acrílica e aquarela, sob a orientação de artistas como Paulo Branco, com quem desenvolve a arte de desenhar caricaturas. Ela trabalha também como escultora em argila, concreto celular e papietagem orientada pela artista Lisa França.
Rosana de Amorim participou de várias exposições, no próprio ateliê Lisa França, em Campinas, e entre outras da mostra ”Nair de Teffé” em Niterói e nos eventos humorísticos “Humorosas” em Campinas,“Salão de Humor de Mogi Guaçu” em 2018, “Salão Internacional de Humor Batom, Lápis & Humor” em 2016 , 2017, 2018 e 2019 em Piracicaba e do 43º, 44º e 45º “Salão Internacional de Humor de Piracicaba”, em 2016 , 2017 e 2018, com charges e varias caricaturas selecionadas em 3D. No ano de 2019, fez parte do júri de seleção do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.