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Projetos de 15 ONGs selecionados na edição 2020 do Edital “Ideias para um Mundo Melhor”, da Coca-Cola FEMSA Brasil
Mercadinho Solidário, do Grupo Nisfram, em Sumaré, foi um dos projetos contemplados (Foto Divulgação)

Projetos de 15 ONGs selecionados na edição 2020 do Edital “Ideias para um Mundo Melhor”, da Coca-Cola FEMSA Brasil

Companhia fará aporte total de R$ 500 mil em projetos dedicados a amenizar os impactos da pandemia  

Direcionada para apoiar projetos voltados para amenizar os impactos da pandemia na vida de comunidades em situação de vulnerabilidade, a edição 2020 do edital “Ideias Para um Mundo Melhor” selecionou as 15 ONGs que receberão aporte da Coca-Cola FEMSA Brasil para impulsionar iniciativas como apoio a micro e pequenos empreendedores, geração de renda, reforço escolar e assistência psicológica, entre outras.

As ONGs contempladas estão distribuídas em cidades e regiões do entorno onde a companhia atua – Bauru, Jundiaí, Marilia, Mogi das Cruzes (SP), Antônio Carlos (SC), Porto Alegre (RS), Maringá e Curitiba (PR), Itabirito (MG) e Campo Grande (MS), além de Sumaré (SP), São José (SC), Pinhais (PR) e Nova Lima (MG).  O aporte será revertido em projetos com potencial para impactar positivamente a vida de cerca de mil pessoas.

Edital Ideias para um mundo melhor

“Neste ano de muitos desafios, buscamos atuar em diversas frentes para apoiar o combate à pandemia. Por isso optamos por direcionar o Edital para projetos que estivessem contribuindo de alguma forma para amenizar os impactos que a Covid-19 causou na vida das pessoas e das comunidades. A iniciativa é mais uma ferramenta que temos para disseminar a nossa missão de gerar bem-estar social nos lugares em que estamos presente”, afirma Camila Amaral, diretora Jurídica e Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Mercadinho Solidário 

O projeto Mercadinho Solidário do Grupo de Apoio Nisfram, de Sumaré, foi o selecionado na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O aporte de R$ 25 mil disponibilizado pelo edital permitirá estender o atendimento proporcionado pelo Mercadinho Solidário por mais cinco meses a 60 famílias em situação de extrema vulnerabilidade assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da entidade.

O advento da Covid-19 fez com que muitas famílias, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social, fossem atingidas drasticamente pela paralisação das atividades econômicas. O projeto em Sumaré busca minimizar os impactos socioeconômicos decorrentes da pandemia nas famílias em situação de extrema vulnerabilidade social através da oferta de gêneros alimentícios e sanitários, fornecidos respeitando o direito de escolha da família no que contemple suas reais necessidades.

Mercadinho Solidário atende a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social (Foto Divulgação)

Mercadinho Solidário atende a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social (Foto Divulgação)

Cada família beneficiada deve receber um crédito de R$ 70,00 por mês para adquirir os produtos presentes no “mercadinho”, podendo escolher entre gêneros alimentícios (como laticínios, proteínas, perecíveis e hortifrútis) e sanitários (ou de higiene pessoal), de maneira diferenciada da tradicional distribuição de cestas básicas “fechadas”.

A Nisfram atua desde 2001 em sintonia com as necessidades emergentes de sua região, aplicando projetos socioeducativos elaborados para promover uma melhor qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e cidadania, por meio de atividades educacionais, culturais, artísticas, esportivas, de lazer e de formação profissional. O nome da ONG é uma referência aos bairros de Sumaré localizados em sua área de abrangência (Nações, Ipiranga, São Francisco e Maracanã).

Mãos em Ação 

Outro projeto contemplado foi o Mãos em Ação. Apresentado pela CESPROM – Associação Educadora e Beneficente, que atua em Jundiaí, destacou-se por propor a oferta de cursos de capacitação em panificação/confeitaria e auxiliar de cozinha.

Oficina de capacitação da Cesprom, em Jundiaí (Foto Divulgação)

Oficina de capacitação da Cesprom, em Jundiaí (Foto Divulgação)

O aporte de R$ 25 mil disponibilizado pelo edital permitirá ampliar as atividades de formação profissional e aumentar as oportunidades dos beneficiados em alcançar a autonomia necessária para superar a situação de vulnerabilidade que se agravou com a pandemia.

Tendo em vista que a cidade de Jundiaí é bem-servida por confeitarias, indústrias alimentícias, chácaras e hortas familiares, a ONG busca com essa ação auxiliar as pessoas atendidas a melhorar suas chances no mercado de trabalho e contribuir para a mitigação do impacto causado pela Covid-19.

A CESPROM é uma unidade de serviços que integra ao conjunto de unidades mantidas pela Associação Educadora e Beneficente – AEB, cujo foco principal é o atendimento e acolhimento a migrantes recém-chegados, com acompanhamento qualificado nas dimensões humana, social, profissional, psicológica e espiritual.

A ONG oferece cursos de qualificação e requalificação profissional, como parte de um serviço que busca formar trabalhadores em diversas ocupações, aperfeiçoando suas habilidades profissionais ou facilitando o aprendizado de novas atividades, voltados a adolescentes e adultos, homens e mulheres.

O edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’ é uma iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil que já impactou 7.600 pessoas por intermédio de 25 ONGs. Os projetos escolhidos deverão ser desenvolvidos em um prazo de 12 meses e serão acompanhados pela Coca-Cola FEMSA Brasil.

A lista com todos os projetos vencedores está disponível no site: http://ideiasmundomelhorposcovid.com.br/

Sobre a Coca-Cola FEMSA 

Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V é a maior engarrafadora do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 131 marcas para mais de 257 milhões de consumidores. Com mais de 83 mil funcionários, a empresa vende anualmente cerca de 3,3 bilhões de caixas unitárias por meio de 2 milhões de pontos de venda. Operando 49 fábricas e 275 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a geração de valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor.

A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes da Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance da Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, dos índices IPC e de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Bolsa Mexicana de Valores, entre outros. Tem operações em determinados territórios de México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina e atende nacionalmente Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No Brasil, são 10 fábricas, 41 centros de distribuição, 23 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior do sistema Coca-Cola no mundo em volume de produção. 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.