Acreditação se deu pela “Agencia Calidad Sanitaria de Andalucía”, uma das mais respeitadas do mundo. Seu principal foco, além da qualidade e segurança, é no paciente como centro de todo cuidado.
O Centro de Quimioterapia Ambulatorial (CQA) da Unimed Campinas acaba de receber sua primeira certificação internacional de qualidade: o selo de acreditação em nível avançado, conferido pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA International). O título foi homologado em janeiro, evidenciando a responsabilidade e o comprometimento da unidade em garantir um cuidado centrado no paciente e na humanização do atendimento.
A certificação pela ACSA aconteceu um ano e meio após ter sido iniciado, em junho de 2020, o processo de acreditação junto à agência certificadora. Ou seja, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, a equipe do CQA trabalhou dedicada em atender todos os requisitos desse selo de qualidade. O resultado foi o melhor possível, pois as mudanças geradas elevaram o nível de qualidade e a centralidade do cuidado e da humanização do atendimento, realidade já percebida não apenas pelos pacientes e suas famílias, mas também pela própria equipe que atua na unidade.
Serviço próprio criado em 2009, o CQA atende todos os clientes da Unimed Campinas acometidos de câncer. Desde 2014 é acreditado em nível 3 – Excelência – pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Quando conquistou a ONA 3, era o único serviço de oncologia clínica com essa certificação na região de Campinas. Para manter o título conquistado em 2014, a unidade precisa manter ou superar os níveis de qualidade e segurança, gestão integrada e os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua.
Para o presidente da Unimed Campinas, Dr. João Lian Júnior, essa certificação é da maior relevância, pois ratifica a qualidade, a segurança e a centralização do cuidado no paciente. “Apesar dos desafios impostos pela pandemia nos últimos dois anos, o CQA aprimorou seus processos internos continuamente, até alcançar esse selo internacional. Isso é motivo de grande orgulho para nós”, comentou.
O diretor da Área Hospitalar e Serviços Credenciados, Dr. Luiz Gonzaga Massari Filho, explica que essa conquista permite assegurar aos clientes que, em relação ao tratamento oncológico, o CQA oferece o que há de melhor e mais moderno. “Do momento da primeira consulta ao final do tratamento e acompanhamento posterior, o paciente recebe todo o cuidado necessário para sua recuperação. Isso inclui a utilização de medicamentos de qualidade, que são manipulados de forma segura e personalizada, acompanhamento de oncologistas, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e enfermeiros, todos profissionais preparados e comprometidos em colocar o paciente no centro do cuidado”, diz.
Sobre a ACSA
A certificação internacional em saúde ACSA é hoje uma das acreditações de maior relevância no mundo, estando presente nos 26 países da União Europeia e em projetos de saúde de outros continentes. No Brasil, existe desde 2018, em parceria exclusiva com o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES International). O selo ACSA é entendido como um processo que reconhece o alinhamento entre a maneira de cuidar da saúde dos pacientes e o modelo de qualidade que favorece e promove a melhoria contínua nas organizações de saúde.
Sobre a Unimed Campinas
Segunda singular do Sistema Unimed a ser fundada no país, a Unimed Campinas tem 51 anos de mercado. Sua estrutura de atendimento reúne mais de 3.500 médicos cooperados, um hospital próprio e 20 hospitais credenciados, mais de 220 serviços médicos, como clínicas e laboratórios, 11 hospitais-dia, uma Unidade de Pronto Atendimento (em Sumaré) e um Centro de Quimioterapia Ambulatorial (CQA). A carteira de clientes totaliza mais de 750 mil vidas em atendimento, o que a torna a maior Unimed do interior do Brasil. Sua área de atuação compreende 13 municípios da Região Metropolitana de Campinas.