Capa » Cultura Viva » Poeta de Campinas faz live de lançamento de ‘vão’, um ‘livropoesia’, neste dia 15 de fevereiro
Poeta de Campinas faz live de lançamento de ‘vão’, um ‘livropoesia’, neste dia 15 de fevereiro
A poeta Tina Zani e seu livro (Foto Divulgação)

Poeta de Campinas faz live de lançamento de ‘vão’, um ‘livropoesia’, neste dia 15 de fevereiro

Tina Zani propõe ao leitor uma experiência poética ao convidá-lo para uma investigação sobre o vão e suas frestas. Poeta mora em Campinas e foi contemplada pelo Proac 2020

O livro vão, da poeta Tina Zani, publicado pela editora Patuá, terá seu lançamento online nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro, às 19h. O lançamento vai acontecer  no canal da editora no youtube e poderá ser assistido também pelo Facebook da editora (@editorapatua).  Tina Zani mora em Campinas e foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural 2020 (Proac) do Governo do Estado de São Paulo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A live, mediada pelo editor da Patuá Eduardo Lacerda, terá a participação de três convidadas: a psicanalista e mestre em Filosofia Marie-Lou Lery-Lachume, a escritora, pesquisadora e tradutora Talissa Ancona Lopez e a atriz e escritora Teresa Athayde.

Em vão, a poeta expande possibilidades para um lugar de não palavra e aguça os sentidos a fim de investigar o que não se encerra no silêncio.  Tina Zani começa o livro propondo ao leitor que assista a um vídeo indicado nas primeiras páginas – uma performance do compositor estadunidense John Cage – para só depois iniciar a leitura. Com isso, a autora conduz o leitor para sua experiência poética: explorar os vãos, encontrar o silêncio nos vãos dos ruídos e os ruídos nos vãos do silêncio.

“vão é um ‘livropoesia’. Um tipo de murmúrio, uma ladainha passando e repassando. Vão diluindo o texto no texto, diluindo o texto no corpo, diluindo o texto no poema. Como os buracos negros do cosmos e as entrelinhas da página, vão engolindo e digerindo e contemplando o detalhe até as últimas consequências. A transição, a permeabilidade e a passagem, vão”, explica Tina.

O pósfacio do livro é do poeta e ensaísta Tarso de Melo e a orelha é da escritora e professora do Instituto de Estudos Literários (IEL) da Unicamp Márcia Abreu.

A publicação está disponível no site da editora (www.editorapatua.com.br) e pode ser adquirida com desconto na pré-venda até o dia do lançamento.

Haverá também um lançamento presencial na livraria Patuscada em São Paulo (ainda sem data) e outro lançamento em Campinas ainda sem local e data definidos. Você pode acompanhar o trabalho da escritora nas redes sociais (@tinazani)

Entre as ações de contrapartida social do edital a autora fará doação de 50 exemplares para a Biblioteca Pública Municipal de Campinas Professor Ernesto Manuel Zink, além de 100 exemplares para escolas e bibliotecas públicas de Campinas e São Paulo.

Sobre a autora

Tina Zani (São Paulo, 1970) é artista, poeta, tradutora e autora do projeto Ponto Poema. Publicou os livros ‘DEScabelando-se entre Penteadinhos’ (Chiado, 2016) e ‘Todo Mar Alagado de Mim’ (TL224, 2018). ‘vão’ é seu primeiro livro de poesia. Tem poemas, ilustrações e vídeopoemas em sites e periódicos literários, como as revistas Humanidades em Diálogo, Alcateia e Mallaermargens, bem como o site Leituras Isoladas. Na revista Escamandro, publicou algumas de suas traduções do poeta francês Christophe Tarkos. Mora em Campinas.

Serviço

vão

Autora: Tina Zani

Editora: Patuá

Páginas: 120

Preço: R$40 (na pré-venda R$36)

Venda:  www.editorapatua.com.br

Link de acesso à transmissão:   https://www.youtube.com/watch?v=FW0gNE-4fgM

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.