Tina Zani propõe ao leitor uma experiência poética ao convidá-lo para uma investigação sobre o vão e suas frestas. Poeta mora em Campinas e foi contemplada pelo Proac 2020
O livro vão, da poeta Tina Zani, publicado pela editora Patuá, terá seu lançamento online nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro, às 19h. O lançamento vai acontecer no canal da editora no youtube e poderá ser assistido também pelo Facebook da editora (@editorapatua). Tina Zani mora em Campinas e foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural 2020 (Proac) do Governo do Estado de São Paulo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A live, mediada pelo editor da Patuá Eduardo Lacerda, terá a participação de três convidadas: a psicanalista e mestre em Filosofia Marie-Lou Lery-Lachume, a escritora, pesquisadora e tradutora Talissa Ancona Lopez e a atriz e escritora Teresa Athayde.
Em vão, a poeta expande possibilidades para um lugar de não palavra e aguça os sentidos a fim de investigar o que não se encerra no silêncio. Tina Zani começa o livro propondo ao leitor que assista a um vídeo indicado nas primeiras páginas – uma performance do compositor estadunidense John Cage – para só depois iniciar a leitura. Com isso, a autora conduz o leitor para sua experiência poética: explorar os vãos, encontrar o silêncio nos vãos dos ruídos e os ruídos nos vãos do silêncio.
“vão é um ‘livropoesia’. Um tipo de murmúrio, uma ladainha passando e repassando. Vão diluindo o texto no texto, diluindo o texto no corpo, diluindo o texto no poema. Como os buracos negros do cosmos e as entrelinhas da página, vão engolindo e digerindo e contemplando o detalhe até as últimas consequências. A transição, a permeabilidade e a passagem, vão”, explica Tina.
O pósfacio do livro é do poeta e ensaísta Tarso de Melo e a orelha é da escritora e professora do Instituto de Estudos Literários (IEL) da Unicamp Márcia Abreu.
A publicação está disponível no site da editora (www.editorapatua.com.br) e pode ser adquirida com desconto na pré-venda até o dia do lançamento.
Haverá também um lançamento presencial na livraria Patuscada em São Paulo (ainda sem data) e outro lançamento em Campinas ainda sem local e data definidos. Você pode acompanhar o trabalho da escritora nas redes sociais (@tinazani)
Entre as ações de contrapartida social do edital a autora fará doação de 50 exemplares para a Biblioteca Pública Municipal de Campinas Professor Ernesto Manuel Zink, além de 100 exemplares para escolas e bibliotecas públicas de Campinas e São Paulo.
Sobre a autora
Tina Zani (São Paulo, 1970) é artista, poeta, tradutora e autora do projeto Ponto Poema. Publicou os livros ‘DEScabelando-se entre Penteadinhos’ (Chiado, 2016) e ‘Todo Mar Alagado de Mim’ (TL224, 2018). ‘vão’ é seu primeiro livro de poesia. Tem poemas, ilustrações e vídeopoemas em sites e periódicos literários, como as revistas Humanidades em Diálogo, Alcateia e Mallaermargens, bem como o site Leituras Isoladas. Na revista Escamandro, publicou algumas de suas traduções do poeta francês Christophe Tarkos. Mora em Campinas.
Serviço
vão
Autora: Tina Zani
Editora: Patuá
Páginas: 120
Preço: R$40 (na pré-venda R$36)
Venda: www.editorapatua.com.br
Link de acesso à transmissão: https://www.youtube.com/watch?