Quatro dos 20 episódios que Dario Fo reuniu em “Mistero Buffo”, um de seus textos mais radicais, compõem a peça que a companhia La Minima apresentou na noite deste sábado, 31 de janeiro, na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral, abrindo o XI FEVERESTIVAL (Festival Internacional de Teatro de Campinas). O secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco, abriu oficialmente o evento.
Nobel de Literatura de 1997, Dario Fo se inspirou nos Mistérios, como eram conhecidos os dramas com os quais o povo, através dos tempos, interpretou a trajetória de Cristo. Os jograis derivados desses mistérios foram adaptados pelo dramaturgo italiano para a realidade contemporânea, com um matiz mais político e filosófico. A companhia La Minima, de Circo e Teatro, fez a sua própria adaptação, e é essa versão que foi levada à Concha Acústica da Lagoa do Taquaral no sábado à noite.
A ressurreição de Lázaro transformada em evento de celebridades. Dois miseráveis que encontram pelo caminho um certo Jesus Cristo. Monólogos enfatizando o drama e a esperança dos marginalizados. Estes foram alguns quadros apresentados pela La Mínima, com os atores Domingos Montagner, Fernando Sampaio e Fernando Paz.
O XI FEVERESTIVAL acontece até dia 13 de fevereiro, com mais de 6o atrações. Do exterior, o FEVERESTIVAL traz as produções “Lady Macbeth”, da Via Rosse Teatro (Itália), “Rainhas da África”, com Toumani Kouyate (África), e “Pupik” (Israel/Brasil). Os dois últimos espetáculos farão estreia no festival. A programação completa está no site www.feverestival.com.br