Campinas foi uma das cidades em que um dos pioneiros do rádio, o padre Landell de Moura, fez suas experiências, no final do século 19. Pois Campinas sedia, nestes dias 2 a 4 de outubro, uma atividade que enobrece ainda mais o rádio como veículo de grande impacto e relevância social. Nestas datas será realizada na cidade, pelo Ministério da Saúde, uma oficina gratuita de capacitação de jornalistas, dentro do Projeto “Nas ondas do rádio a prevenção da violência contra crianças e adolescentes”. Participarão da oficina radialistas de rádios comunitárias, escolares, universitárias, públicas e privadas de Campinas e região metropolitana e de municípios do Sul de Minas Gerais.
O Projeto “Nas ondas do rádio a prevenção da violência contra crianças e adolescentes” é uma iniciativa do Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno – CGSCAM/DAPES/SAS e a Coordenação Geral de Saúde do Adolescente e do Jovem/ CGSAJ/ DAPES/SAS, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente “Fernandes Figueira” = IFF/Fiocruz.
O objetivo do projeto, de acordo com o Ministério da Saúde, é agregar novos atores sociais às redes de atenção integral às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência, valorizando o potencial da linguagem radiofônica na difusão das ações de prevenção da violência e promoção da cultura de paz.
A oficina em Campinas terá 50 vagas, sendo preenchidas por ordem de inscrição. Ela acontecerá no Hotel Vila Rica, no Parque Itália. A intenção é que, após ampla discussão sobre a temática, sejam produzidas peças radiofônicas pelos participantes. Maiores informações pelo telefone (61) 3315.9041. Inscrições para radialistas de Campinas e região até este dia 01 de outubro pelo site: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=22661