Como parte da programação de mais uma edição de Quinta no Museu, o DUO VIPI estará se apresentando neste dia 18 de fevereiro, em Campinas. O duo formado pelo pianista Thiago Lourenço e o violonista Guilherme Vieira vai apresentar músicas de seu próprio repertório e releituras, como canções do álbum “Antônio Brasileiro – um tributo a Tom Jobim”, gravado em 2010. A Quinta no Museu acontece a partir das 17 horas, no jardim do Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) e Biblioteca Municipal, na rua Benjamin Constant. A entrada é grátis.
O DUO VIPI, como explicam seus integrantes, é consequência natural da longa amizade entre os dois músicos. Eles situam o ano de 2008 como marco da existência do Duo enquanto tal, o momento em que a diversão despretensiosa se tornou um projeto palpável e com ótimo acolhimento em salas de teatro, casas de MPB e música instrumental brasileira da região de Campinas e Jundiaí.
Em 2010, com muitas apresentações e amadurecimento, o duo gravou o primeiro CD, intitulado “Antônio Brasileiro – um tributo a Tom Jobim”, uma homenagem ao maestro soberano com belíssimos arranjos – uma grande viagem pelos ritmos brasileiros, como o samba, o baião e o frevo.
No repertório, o melhor da MPB, da música instrumental brasileira e os ritmos regionais (baião, maracatu, frevo, choro, etc), os grandes standards do jazz americano, mesclado com o trabalho autoral, muita improvisação e belos arranjos para a formação, aparentemente inusitada, mas que se revela um terreno fértil para a criação, as experimentações de timbres e exploração de novos caminhos harmônicos. É está diversidade que poderá ser apreciada em mais uma Quinta no Museu, nesta quinta-feira, em Campinas, que inclui a tríplice exposição Focos Antológicos (ver aqui).