Capa » Nova Economia » Fórum da RedEAmérica debateu papel da empresa e da comunidade na construção da cidadania
Fórum da RedEAmérica debateu papel da empresa e da comunidade na construção da cidadania
Atividade no VIII Fórum da RedEAmérica (Foto Divulgação/RedEAmérica)

Fórum da RedEAmérica debateu papel da empresa e da comunidade na construção da cidadania

O papel da empresa e da comunidade, na construção da institucionalidade e da cidadania, foi o tema central do VIII Fórum Internacional da RedEAmérica, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de fevereiro no Jardim Botânico da cidade de Medellín, na Colômbia.

Como noticiou o boletim de fevereiro do Instituto Arcor Brasil, uma das organizações brasileiras integrantes da RedEAmérica, participaram do Fórum, além de expositores e convidados, representantes das mais de organizações de investimento social privado filiadas à RedEAmérica em 11 países do continente. A RedEAmérica é uma aliança continental que tem a missão de qualificar e expandir a ação empresarial para a promoção de comunidades sustentáveis na América Latina.

Programação – A programação do VIII Fórum Internacional para os membros da RedEAmérica começou no dia 23, terça-feira, com Rodadas de Aprendizagem, no Hotel San Fernando Plaza. Na primeira Rodada, representantes da Holcim na Colômbia, Argentina, Brasil e Equador apresentaram a experiência de “Uma iniciativa regional para a melhoria da intervenção social de uma empresa com filiais em diversos países”.

Na segunda Rodada de Aprendizagem, representantes do Grupo Arcor, da Argentina, Brasil e Chile, propuseram uma reflexão sobre “O papel do investimento social empresarial no marco da estratégia de sustentabilidade das empresas”.

Uma terceira Rodada, sobre “Desafios do acompanhamento a estabelecimentos educativos”, teve a participação de representantes das fundações Luksic (Chile), Promigas (Colômbia) e Genesis (Colômbia). A programação do dia 23 foi encerrada com a Rodada sobre a indagação: “Como avançar até a incorporação do social na estratégia e na gestão das empresas?” Participação de representantes da RedEAmérica, Inter American Foundation (IAF) e RMME-Giz.

No dia 24 de fevereiro, houve a tradicional visita a projetos, que acontece em todos Fóruns da RedEAmérica. Também aconteceu a reunião da Junta Diretiva da Rede.

O VIII Fórum Internacional – O dia 25 de fevereiro foi dedicado ao VIII Fórum Internacional propriamente dito e ao lançamento da publicação “Prêmio Latinoamericano Transformadores”, ambos no Jardim Botânico. A programação começou às 8h30 com a conferência “Os desafios da América Latina e o aporte empresarial”, que teve como moderador Juan Fernando Londoño, diretor do Centro de Análises e Assuntos Públicos (CAAP), e como painelistas Fernando Cepeda Ulloa (ex-ministro de governo e catedrático, da Colômbia), Juan Carlos Ramírez (da Cepal – Comissão Econômica da América Latina na Colômbia) e Javier Cortés Fernández, da UN Global Compact América Latina, Caribe e América do Norte, dos Estados Unidos.

Em seguida houve a conferência “Em que medida a promoção de comunidades e territórios sustentáveis oferece um cenário para construir institucionalidade e cidadania?” A conferência esteve a cargo de Margareth Flórez, diretora da RedEAmérica.

A programação continuou, ainda pela manhã, com as sessões paralelas. Uma sobre a indagação “Pode a participação e o diálogo fazer frente às tensões e construir confiança entre empresa, governo e comunidade?”, tendo como moderadora Juliana Andrigueto, da Lafargeholcim, do Brasil.

Outra sessão paralela foi no formato World Café, sobre a indagação “Quando se opta pelos valores e práticas democráticas para construir o futuro, o que se ganha e o que se perde?”, com a moderação de Eduardo Wills Herrera, da Universidade de Los Andes, da Colômbia.

Mais um World Café discutiu o tema “Papeis distintos e complementares: empresa, governo e comunidade”. A moderação será de Nathalia Franco Borrero, da Universidade de Los Andes, da Colômbia.

A programação do VIII Fórum Internacional da RedEAmérica foi encerrada na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, com a Assembleia de Membros da Rede, no Hotel San Fernando Plaza, seguida, à tarde, do City Tour pela cidade de Medellín, informou o boletim de fevereiro do Instituto Arcor Brasil.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta