Fernando Pessoa e suas múltiplas identidades, Cervantes e a loucura maravilhosa de D.Quixote, Gandhi e sua proposta de não-violência. Alguns dos grandes nomes da cultura ocidental, referência permanente para os modos de sentir e de viver de milhões, foram transformados em arte para degustar, pensar e sonhar, pelas mãos de Robinson José da Silva, que exibe parte de sua intensa e frenética produção em exposição até o próximo domingo, dia 30 de abril, no Ateliê Lisa França, no distrito de Sousas, em Campinas.
Sucata, tecidos, madeira. São diversas as texturas com as quais Robinson trabalha e inventa, assim como são infindáveis os seus temas, as suas preocupações, os dramas, as suas esperanças, destiladas em escultura, pintura e outras modalidades de arte que, em síntese, são poesia pura.
A inquietude típica dos grandes criadores é marca registrada do artista, que transita por diferentes linguagens artísticas. Venceu por exemplo a categoria Caricatura do Salão Internacional de Humor de Piracicaba de 2014 com uma obra em 3D, sobre o compositor Cartola. No ano seguinte levou ao mesmo Salão duas novas caricaturas em 3D, uma de seu ícone espiritual Gandhi, confeccionada em espuma, e a outra do Comandante Spock, construída a partir de um dos objetos mais comuns nas cozinhas dos brasileiros, uma garrafa de café. Com os dois projetos, Robinson confirmava a contribuição que vem dando para a renovação de linguagens no mais famoso espaço do humor em atividade no mundo.
A trajetória de Robinson José da Silva é a confirmação do vigor artístico em Campinas e região. O potencial é imenso, faltam apenas políticas públicas eficientes para dar vazão ao oceano de criatividade que há nesse cantinho do Brasil.
A exposição “50 + de Robinson” vai até o dia 30 de abril, das 14 às 18 horas. Um dos mais ativos espaços culturais da cidade, o Ateliê Lisa França fica na rua Monsenhor Dr.Emílio José Salim, 118, no distrito de Sousas. A entrada para a exposição é grátis. A curadoria é da própria Lisa França.
Excelente exposição. Parabéns ao grande artista Robinson José que vem explorando já há um bom tempo caminhos muito surpreendentes e criativos em suas obras.