A segunda edição da Feira SUB, relativa a 2017, será no dia 16 de setembro, sábado, na Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”, em Campinas. O novo espaço da Feira SUB, que objetiva a divulgação e fomento à arte impressa, produção de livros independentes e outras publicações de alto valor artístico, tem 70 anos de dedicação à literatura. Um território de valorização do livro, histórias em quadrinhos e demais publicações que celebram a leitura como uma das atividades culturais mais enobrecedoras do espírito humano.
As inscrições para a Feira SUB 2017 já estão abertas e vão até o dia 16 de julho de 2017, podendo ser feitas pelo Facebook, no endereço: https://www.facebook.com/feirasub/ ou através deste link: https://goo.gl/forms/2kURrsag4N6jthqu1. Em seguida haverá o trabalho de curadoria para escolha dos expositores, que serão divulgados até o dia 18 de agosto.
Como destaca a curadora da Feira SUB 2017, Marcela Pacola, o propósito de sediar o evento na Biblioteca “Professor Ernesto Manoel Zink” é justamente o de levar arte e artistas para a biblioteca e olhar para a biblioteca como um lugar de convivência, trocas e aprendizado, diluindo fronteiras entre livros tradicionais e publicações independentes.
A intenção, assinala Marcela, é democratizar o acesso à esse tipo de publicação, com a realização da Feira SUB na Biblioteca Municipal, que é um espaço público e que fica em um local com muita acessibilidade. “Ao trazer a SUB para a Biblioteca, ampliamos o acesso a esse tipo de arte para pessoas que ainda não conhecem e terão contato pela primeira vez”, diz ela. Sediando a Feira na região central de Campinas, no prédio localizado na avenida Benjamin Constant, 1633, ao lado da Prefeitura, estima-se que o evento atinja um público de cerca de 2000 pessoas.
“Como a Feira recebe expositores de todo o Brasil, haverá a divulgação espontânea da Biblioteca Municipal de Campinas para todo o país por meio das mídias tradicional e digital e divulgação orgânica gerada pelas redes sociais”, lembra Marcela Pacola. Ela nota que algumas feiras do gênero acontecem em espaços públicos: a Feira Miolo(s) acontece na Biblioteca Mário de Andrade (SP), a feira Plana acontece na Bienal-SP (e no MIS até 2016) a Feira Tijuana no Parque Lage no Rio de Janeiro, a Parada Gráfica no Museu do Trabalho em Porto Alegre, a Feira Ladeira no Palácio da Aclamação em Salvador, entre outras.
Para a curadora da Feira SUB, o evento contribuirá com o fortalecimento da imagem da Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”, na medida em que ela estará associada a um evento que estimula a economia criativa e colaborativa, além de ser um projeto que promove o desenvolvimento cultural e gera aproximação com a comunidade.
E, claro, a Feira SUB 2017 vai coincidir com a lembrança dos 71 anos da Biblioteca Pública Municipal de Campinas. Momento propício, portanto, para reverenciar o trabalho feito pela Biblioteca pela cultura em geral e a literatura em particular.
A Feira SUB é uma realização do The Mix Bazar e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas e da Agência Social de Notícias.