Um novo conceito de evento cultural, envolvendo arquitetura, patrimônio histórico, decoração, pintura, escultura, música e dança. Assim pode ser definido o Arte Múltipla, evento que acontece neste sábado, dia 19 de agosto, no cenário especial da Fazenda Atibaia, um conjunto arquitetônico representativo dos ciclos da cana-de-açúcar e do café, no distrito de Sousas em Campinas. Entre outros destaques, o evento terá a participação de Adelio Sarro, um dos artistas plásticos brasileiros mais conhecidos no plano internacional. Arte Múltipla terá entrada grátis, aberto a todo público que aprecia a diversidade estética e cultural.
“Para resumir o que tem representado essa oportunidade, eu diria que foi um grande desafio, de reunir artistas tão importantes em diversas áreas e conhecendo as dificuldades que a cultura enfrenta”, diz Ligia Testa, idealizadora do Arte Múltipla e que tem produzido o evento, além de assinar a direção artística, ao lado de Liliana Testa e Rosa Gomes.
Programação cuidadosa – Ligia Testa teve o cuidado de pensar a programação, considerando todo o contexto em que o evento será realizado. A Fazenda Atibaia passou por um restauro que durou dez anos, em razão do empenho e da atenção aos mínimos detalhes por parte de sua proprietária, Vanessa Esgaib. Para celebrar essa atitude, Ligia convidou então, para apresentar os detalhes desse processo, nada menos que a responsável técnica pelo restauro, a arquiteta Ana Villanueva.
Com cursos na Itália, França e Portugal, a arquiteta defendeu na Unicamp sua tese de doutorado, “Campinas clássica: a Catedral Nossa Senhora da Conceição e o engendramento de uma arquitetura monumental clássica urbana no Brasil (1807-1883). Entre outros projetos, assinou (com a arquiteta Sandra Geraldi) o do restauro do edifício da Fábrica Lidgerwood. Ana Villanueva também teve papel relevante na criação e estruturação do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).
Villanueva reunia, portanto, todas as condições para assinar o refinado projeto de restauro da Fazenda Atibaia, e é esse trabalho especial que ela apresenta às 11 horas, em palestra dirigida para arquitetos convidados. Outra palestra para convidados, às 14 horas, será ministrada pelo artista plástico e decorador Marcos Garcia. Ele falará sobre o papel da arte como fator determinante na exclusividade e inovação do projeto decorativo.
Marcos Garcia tem formação na França e Bélgica. Entre outros, trabalhou com Luis Ansa, professor do Institut National de Restauration du Louvre, e depois com o cenógrafo Roberto Plate, com o qual realizou vários cenários para teatros franceses e para a Ópera de Paris. Em 1986, já na Bélgica, se formou em Artes pela École Superieur de Peinture Van der Kelen em Bruxelas. Garcia vive há vários anos em Campinas.
Durante a programação, os presentes terão ainda a oportunidade de conhecer a Fazenda Atibaia através de Patrícia Esgaib. Ela é irmã de Vanessa Sckwarenbeck Esgaib, a proprietária da Fazenda Atibaia.
Artes plásticas – As artes plásticas e visuais estarão presentes em alto nível no Arte Múltipla, com obras em pintura, escultura e fotografia. Os convidados já serão surpreendidos ao chegar ao evento com as esculturas de Adelio Sarro, espalhadas pelos jardins da Fazenda Atibaia.
Adelio Sarro levará cerca de 40 esculturas e número semelhante de pinturas, que estarão expostas na galeria da fazenda. Nascido em Andradina, Adelio Sarro apresentará sua primeira grande exposição em Campinas.
Desde a década de 1980 ele expõe regularmente no exterior. Em 2016 expôs um conjunto de 34 obras no Today Art Museum de Beijing, na China. A mostra esteve antes no Museu de Arte Moderna de Moscou e Museu da Academia de Arte de St.Petesburgo. Nos últimos três anos, Adelio dedicou-se a um projeto muito especial, a construção de um Instituto Internacional de Artes em Vinhedo, onde reside. Será um espaço para a promoção das artes, um espelho da generosidade do artista.
Adelio estará acompanhado na galeria da Fazenda Atibaia de obras da esposa, Sandra Pardo Sarro, pintora da delicadeza das flores. A temática floral de Sandra encanta à primeira vista, pela beleza das cores e sofisticação da técnica. Ela já expôs em cidades brasileiras e no exterior.
As artes visuais, por sua vez, estarão representadas no Arte Múltipla, com obras de quatro expoentes da fotografia contemporânea, que serão expostas em salas especiais da Fazenda Atibaia: Paulo Altafin, Marcio Pilot, Daniel Gallo e Daniel von Atzingen.
O piracicabano Paulo Altafin tem uma produção fotográfica multifacetada, com trabalhos nas áreas da arquitetura, corporativa, fashion, natureza e fine art. Fotografar gente sempre foi o foco central e a inspiração de Marcio Pilot. No Arte Múltipla, vai expor obras da série Nude Works.
O campineiro Daniel Gallo aprofundou sua inclinação no curso de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas. Temporadas em Barcelona e na Itália dilataram seus horizontes e, na volta ao Brasil, passou a se dedicar à fotografia criativa. Daniel von Atzingen formou-se igualmente na PUC-Campinas, mas na área de Artes Visuais. A fotografia autoral é seu foco central, mas o olhar inquieto mira outros panoramas. “Será um evento muito importante e necessário, em tempo de mentes tão conturbadas”, diz von Atzingen, sobre o Arte Múltipla.
Dança e música – Alguns dos nomes mais importantes e tradicionais da dança e música de Campinas e região estarão unidos para complementar o cardápio de Arte Múltipla. O brinde à dança será oferecido pela Academia Íris Ativa-Lina Penteado, resultado da junção de dois dos principais territórios da dança no interior paulista.
A Academia Lina Penteado iniciou sua caminhada de sucesso em 1952 e tem o nome de sua fundadora, pioneira em vários aspectos, como na associação, em 1970, à Royal Academy of Dance, de Londres. A Academia Íris Ativa, por sua vez, mantém uma trajetória igualmente destacada desde 1986, sob a direção de Liliana Testa. Já são vários prêmios obtidos, como no Festival de Dança de Joinville, um dos mais importantes das Américas.
No Arte Múltipla, a Academia Íris-Ativa Lina Penteado apresentará por volta de 16h30 quatro números: 1. Grand Pas de Deux de “Dom Quixote” com Camila Serra e Carlos Santos (ex-bailarino da Cia Joburg, Johannesburg, África do Sul); 2.”A Morte do Cisne”, com Daniela Steck; 3. Grupo Juvenil, com coreografia premiada de Luciana Checchia: “Sopro da Alma”; e Grupo Adulto, com coreografia premiada de Ana Lúcia Ferraz: “Ao redor do luar”. “É um evento para cuidar da alma”, sintetiza Daniela Steck, sobre suas expectativas para o evento de sábado, 19 de agosto.
O menu musical será compartilhado com os convidados do evento Arte Múltipla por quatro destacadas griffes do setor em Campinas, que vão proporcionar vários pocket shows: Chorus Music, Instituto Anelo, Rabeca Cultural e Lucas Carrasco e Quarteto. A direção artística será de Rosa Maria Gomes, que é diretora da Chorus Music.
O Instituto Anelo é uma associação civil sem fins lucrativos, que oferece ensino musical gratuito para crianças e adolescentes da região do Jardim Florence II. Já atendeu a mais de 2.500 alunos. Durante o evento na Fazenda Atibaia, músicos do Instituto Anelo vão interagir com os convidados, percorrendo o casarão histórico ao longo da programação.
Rabeca Cultural é um espaço de várias artes, localizado no Distrito de Sousas, em Campinas. Estará representado no Arte Múltipla com trio formado por Kha Machado (voz e violão), Marcelo Spínola (piano) e Lígia Thomé (voz). A Chorus Music é uma renomada escola de música de Campinas, com muitas apresentações e premiações no currículo. A escola estará representada no ARTE MÚLTIPLA por dois grupos, um de jazz e outro voltado à música pop e MPB. Lucas Carrasco e Quarteto tem uma formação jovem e que vem se destacando na cena jazz de Campinas e região.
São parceiros do Arte Múltipla: Fazenda Atibaia, Antonia Maria Zogaib/Relações Públicas e Eventos, Academia Íris Ativa/Lina Penteado, Rabeca Cultural, Instituto Anelo, Chorus – Escola de Música, Tegra Incorporadora, Loudness, Body Concept, Especialista Fine Art, Agência Social de Notícias, Cris Soutelo Relazione e Promolink Marketing Promocional. Agradecimentos: Cris Mazzer Tecidos, Glória Queiroz Cerâmica, Impactus Serviços, Móveis Mourão e ShowArte Iluminação.
SERVIÇO:
EVENTO: ARTE MÚLTIPLA
DATA: 19 de agosto
HORÁRIO: 11 às 17 horas
LOCAL: Fazenda Atibaia, avenida Mario Garnero, distrito de Sousas, Campinas, São Paulo
ARTES PLÁSTICAS: Adelio Sarro e Sandra Pardo Sarro
FOTOGRAFIA: Paulo Altafin, Marcio Pilot, Daniel Gallo e Daniel von Atzingen
MÚSICA: Chorus Music, Instituto Anelo, Rabeca Cultural e Lucas Carrasco e Quarteto
ALIMENTAÇÃO: Opções de bikefoods.
PÚBLICO: ARTE MÚLTIPLA é um evento para o público em geral, com entrada gratuita. O estacionamento é com vallet e pago. Haverá palestras especiais para arquitetos e designers convidados.