O Festival de Música Contemporânea Brasileira chega à quinta edição em 2018 e conta com a presença dos compositores Egberto Gismonti e Marisa Rezende como homenageados. Para participar, pesquisadores, docentes, discentes e profissionais em geral da área de música devem enviar suas propostas até dia 25 de novembro através do site www.fmcb.com.br/inscricoes. As inscrições são gratuitas e todos os participantes estarão concorrendo a prêmio em dinheiro. O Prêmio Destaque FMCB tem como objetivo promover a participação de músicos de todo o país e parabenizar um(a) participante de cada categoria inscrita, Comunicações Orais e Apresentações Artísticas.
Realizado pelo Grupo Sintonize, o V FMCB acontece em Campinas de 20 a 24 de março de 2018 e conta com a parceria da Universidade Estadual de Campinas, Instituto CPFL, Orquestra Sinfônica Municipal e Secretaria de Cultura de Campinas.
Com uma estrutura inovadora unindo pesquisa a performance, o festival se tornou um dos eventos culturais mais importantes da cidade de Campinas, reunindo músicos de todo o Brasil e do exterior em homenagem à música brasileira atual. Em 2017 foram 26 universidade, 240 cidades representadas e mais de 500.000 pessoas alcançadas ao vivo e pelas redes sociais.
Para participar acesse o site e envie o resumo de sua pesquisa como proposta de Comunicação Oral ou o programa de seu recital com links para gravações de áudio para Apresentação Artística. Instruções completas podem ser encontradas em português, inglês e espanhol na página de submissões em
www.fmcb.com.br/inscricoes.
Egberto Gismonti está completando 70 anos em 2017. Nascido no município do Carmo, interior do Rio de Janeiro, é filho de pai libanês e mãe italiana, o que já indicava a tendência para o universal, o cosmopolita. Começou a estudar piano aos 5 anos, o que por sua vez apontava um futuro essencialmente musical. Estudou vários instrumentos no Conservatório Brasileiro de Música e uma temporada com os índios do Xingu consolidou seu olhar para as raízes brasileiras, muito antes que a temática virasse moda. Tem vários discos gravados, muitos deles pelo selo alemão ECM, ratificando o sucesso de uma carreira internacional.
Nascida no Rio de Janeiro, em 1944, Marisa Rezende, nome artístico de Marisa Pereira de Barcellos, é concertista, fez mestrado em piano na Universidade da Califórnia e tem importante trajetória como compositora e professora de música, em instituições como Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo uma das criadoras do Laboratório de Música e Tecnologia.
SERVIÇO:
Chamada de Trabalhos V FMCB
Quando: prazo de inscrições até 25/11/2017
Onde: http://www.fmcb.com.br/i
Mais informações: contato@fmcb.com.