Uma roda de Jongo na Estátua da Mãe Preta marca nesta quinta-feira, 20 de novembro, a partir das 16 horas, o Dia Nacional da Consciência Negra em Campinas. A iniciativa é da Comunidade Jongo Dito Ribeiro e já se tornou uma referência para a comunidade afro-brasileira de Campinas.
A Estátua da Mãe Preta está localizada em frente à Igreja de São Benedito, em um cenário muito próximo da comunidade negra local. A Estátua foi uma iniciativa da comunidade negra local, sendo inspirada naquela concebida pelo artista plástico paulistano Júlio Guerra (1912-2001) e instalada em 1955 no Largo do Paissandu, na capital paulista. A Igreja de São Benedito data de 1885, tendo sido construída nas proximidades do antigo cemitério dos escravos.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado a 20 de novembro, como lembrança da morte do líder Zumbi, do quilombo dos Palmares, em 1695. Nem todos os municípios brasileiros já oficializaram a data como feriado.
Zumbi foi escolhido como o grande símbolo da luta negra no Brasil em um congresso realizado pelo Movimento Negro Unificado em 1978, no auge da ditadura militar. Foi nessa época que se descobriu a data em que Zumbi foi morto. A luta para o reconhecimento da data durou anos, até que em 2011 a lei nº 12.519, de 10 de novembro, consagrou a lembrança da morte de Zumbi dos Palmares. A Associação Brasileira de ONGs (Abong) elaborou um mapa para identificar a localização dos municípios que já comemoram a data com feriado.