Ela trabalha com vários materiais e diversas linguagens. A arte multifacetada e refinada de Lícia Chaves está em destaque a partir desta sexta-feira, dia 11 de maio, na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias.
Lícia Chaves é artista visual nascida no Rio de Janeiro, onde se graduou em Administração de Empresas e paralelamente deu início à sua formação artística. Mudou-se para a região de Campinas em 1992 e passou a se dedicar integralmente à arte a partir de 2002, aprofundando seus conhecimentos, explorando e aprimorando várias linguagens na arte contemporânea.
Prioriza em seus manifestos visuais a matéria, o espaço e o processo como principais vetores geradores de comunicação e formas de transitar no mundo, construindo suas obras a partir de experimentações de materiais que capturam gestos, pulsações, ritmos e que atuam como registro de sentimentos, sensações, memórias e reflexões.
Tendo como primeira expressão o desenho, trabalha também colagens, aquarelas, pinturas, transitando entre monotipias em papel, de movimentos delicados, e a madeira, que arranha e sulca em movimentos vigorosos.
Atualmente, desenvolve obras em areia, explorando sua força mineral e devolvendo-a à sua origem em manguezais que emergem de memórias afetivas e imaginadas, também traduzidas em figuras provocadoras de emoções e percepções.
Sua série mais recente compreende obras em papel vegetal, cuja leveza e translucidez sugerem travessias e pontos de passagem ao incorporarem a luz do entorno, em planos sobrepostos ou não, evocando na imagem aquilo que nela literalmente não está, reafirmando, assim, a imagem como potência construtora e reconfiguradora de regimes, ordens discursivas e visibilidades.
A artista inaugurou no último dia 5 de maio a exposição “Do que é real só se percebe reflexos”, na galeria da Rabeca Cultural, no distrito de Sousas, em Campinas. A exposição, que pode ser visitada até o dia 01º de agosto, ocupa toda a galeria central e a Sala Almeida Prado.
A Rabeca Cultural, que se consolida cada vez mais como um dos mais ativos espaços de diferentes artes em Campinas e região, está localizada na avenida dona Maria Franco Salgado, 250, em Sousas. A exposição de Lícia Chaves poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados das 9h às 12h.