- A 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental começa no dia 31 de maio, com exibição de 121 filmes em vários espaços de São Paulo, capital. Entre outros destaques, o Panorama Internacional Contemporâneo apresenta obras, em sua maioria inéditas no Brasil, de vitrines prestigiosas como os festivais de Cannes, Sundance, Roterdã, Locarno, Berlim, Leipzig, IDFA – Amsterdã (considerada a “Cannes” do cinema documental), entre outros. A programação foi organizada pela curadoria nas temáticas Campo, Cidades, Consumo, Povos & Lugares, Preservação e Trabalho. Cada eixo é objeto de concorridos debates com especialistas e realizadores, uma tradição da Mostra Ecofalante. Programação completa aqui: http://ecofalante.org.br/programacao
– No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental terá programação especial no Reserva: dois filmes em homenagem a Chico Mendes, Crianças da Amazônia e Chico Mendes, Eu Quero Viver, seguidos de debate sobre o legado do líder seringueiro, sindicalista, ativista político e ambientalista brasileiro, expoente na defesa da Amazônia. A homenagem marca os 30 anos de seu assassinato, a 22 de dezembro de 1988, em Xapuri (AC).
– Não foi votado ontem, como era previsto, pela comissão especial que avalia a proposta, o Projeto de Lei 6299/2002, que altera a legislação de liberação, produção e uso de agrotóxicos no Brasil. A propositura tem a forte oposição de cientistas e ambientalistas de todo país.
– Entre 23 e 25 de maio, Quixadá (CE) sediou o IX Seminário Nacional de Saneamento Rural e IX Seminário de Sisars e Centrais. Participaram 267 representantes de 15 estados, reunidos no objetivo de fomentar o intercâmbio de experiências envolvendo quem realiza o saneamento rural no Brasil e na América Latina: Estados e companhias de saneamento, ministérios, organizações, fundações, agentes reguladores e agentes financiadores, além de pesquisadores/consultores do Brasil e demais países.
– No dia 24 de maio, a Prefeitura de Curitiba (PR) lançou a publicação “Diretrizes para Conservação da Biodiversidade na Região Metropolitana de Curitiba”, de autoria das biólogas Betina Ortiz Bruel e Maria Vitória Yamada, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e com supervisão da assessora técnica da Secretaria do Meio Ambiente, Leny Toniolo.
– A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2086/11, do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que proíbe perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animais em rodeios ou eventos similares. O projeto indica penalidades que podem chegar a R$ 30 mil para quem descumprir a determinação.
AGENDA
– 6 de junho – Fórum Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no dia a dia, 19 a 22 horas, no MASP – Avenida Paulista, 1578 – São Paulo. No mesmo evento, lançamento do livro “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo”, de Marcus Nakagawa. Inscrições aqui.
– 31 de julho a 2 de agosto – IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação – Tema “Futuros Possíveis: Economia e Natureza”. Organização Fundação Grupo Boticário. Informações: http://www.fundacaogrupoboticario.org.br
– 16 de outubro a 8 de novembro – Curso Dimensões Humanas da Conservação e Manejo da Vida Silvestre – Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada – CENA/ESALQ/USP – Piracicaba – Matrículas em breve. Informações: http://www.esalq.usp.br/pg/programas/ecologia-aplicada/informacoes-academicas/disciplina/detalhe?sgldis=ECO5047&tipo=PG
– 31 de outubro – Data final de inscrições gratuitas para o Sustainable Fashion Awards 2018, realizado com o apoio de várias organizações brasileiras e internacionais e que visa reconhecer os projetos e ações direcionados para uma moda sustentável. Mais informações e inscrições aqui.