Campinas é uma das doze cidades brasileiras que receberam o prêmio Cidades Sustentáveis, em cerimônia na Câmara dos Deputados. A iniciativa do Programa Cidades Sustentáveis foi criada para reconhecer as cidades que se destacam na formulação, manutenção e atualização de indicadores e programas de metas direcionados para a preservação da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. A premiação aconteceu nesta quarta-feira, 3 de dezembro, em Brasília. Campinas ficou em terceiro lugar na categoria Metrópoles, atrás de Goiânia (GO) e Belém (PA).
Segundo os organizadores, 270 municípios aderiram ao programa, e 57 foram classificados para a fase final. Os municípios foram divididos em Metrópoles, Municípios Grandes, Médios e Pequenos. A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Associação Brasileira de Municípios (ABM) são parceiras da iniciativa.
Os candidatos devem se inscrever no Programa e criar ou apresentar observatórios já criados, com metas, indicadores confiáveis e séries históricas que permitam comparações. A confiabilidade dos dados apresentados e a transparência de dados são dois dos critérios considerados pelo Programa Cidades Sustentáveis.
Itatiba e Limeira, na região de Campinas, também concorreram aos prêmios, estando entre as 57 que mantêm indicadores. O júri foi composto por Adriana Alvarenga (Selo Unicef), Ladislau Dowbor (PUC-SP) e Maurício Jorge Piragino (Rede Nossa São Paulo). A empresa PWC validou os resultados após auditoria.
Estes são as doze contempladas na primeira edição do Prêmio Cidades Sustentáveis:
Cidades pequenas – 1- Quatro Pontes (PA), 2 – Bom Despacho (MG), 3 – Belo Oriente (MG)
Médias – 1 – Canoas (RS), 2 – Santos (SP), 3 – Rio das Ostras (RJ)
Grandes – 1. Sorocaba (SP), 2 – Joinville (SC), 3 – Teresina (PI)
Metrópoles – 1 . Goiânia (GO), 2 – Belém (PA), 3 – Campinas (SP)