Cinco artistas de Campinas estão entre os selecionados para a edição de 2019 do PortoCartoon, um dos maiores e mais importantes festivais de humor gráfico do mundo. Os campineiros são Synnöve Hilkner (colunista da Agência Social de Notícias), Robinson José da Silva, Nale Simionatto, Rosana Amorim e Paula Brolezi Rochael. No total são 33 brasileiros selecionados, número apenas menor que o dos 72 iranianos. A lista com os selecionados foi divulgada neste sábado, 25 de maio.
“É uma grande honra ter sido selecionada”, diz Synnöve Hilkner, que já participou de outras edições do salão português. Ela lembra que o PortoCartoon, uma das principais referências internacionais no segmento, ao lado do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, é muito disputado e respeitado.
Os cartunistas enviam seus trabalhos até o final de janeiro, nota Synnöve, e logo depois é divulgada uma lista com os premiados nas categorias “tema”, que em 2019 foi “Línguas e Mundo”, e nas categorias “Caricatura”, que homenageia, neste ano, o navegante português “Fernão de Magalhães” e o cantor, ganhador do prêmio Nobel de literatura em 2018, “Bob Dylan”.
Reações – Os outros artistas de Campinas e região que foram selecionados para o XXI PortoCartoon World Festival comentam a sua participação no evento que é uma das principais vitrines do desenho de humor em todo mundo. Nale Simionatto também participou na categoria “caricatura de Bob Dylan”. “Ter sido selecionada dentre centenas de renomados artistas internacionais me fez sentir privilegiada e muito feliz”, declara a artista plástica.
“Fico muito feliz e honrada por fazer parte de um salão internacional de humor de muito prestígio no mundo e poder representar os cartunistas brasileiros, em especial as mulheres”, destaca, por sua vez, Rosana Fávero de Amorim.
Fazendo sua estreia no PortoCartoon, Paula Brolezi de Sousa Rochael destaca: “A arte sempre foi para mim uma maneira de expressar conflitos e emoções. Ter a oportunidade de participar pela primeira vez de um dos mais importantes salões de humor do mundo, como é o PortoCartoon, ao lado de tantos artistas renomados que admiro está sendo uma experiência gratificante”.
A artista completa: “Poder ainda ver o êxito da expressão artística brasileira neste tipo de exposição torna esse momento ainda mais rico e animador”.
Em tempos nada alvissareiros para a cultura no Brasil, mais uma grande notícia para contrabalançar, com a participação de muitos brasileiros no PortoCartoon 2019, nos dias em que tem sido celebrado o Prêmio Camões de Literatura para Chico Buarque de Hollanda e dois prêmios históricos para o cinema nacional no Festival de Cannes.