Capa » Cultura Viva » Projeto ‘Aqua Circus’, de Campinas, é selecionado no edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’
Projeto ‘Aqua Circus’, de Campinas, é selecionado  no edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’
Crianças assistem Aqua Circus em escola (Foto Divulgação)

Projeto ‘Aqua Circus’, de Campinas, é selecionado no edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’

O Projeto ‘Aqua Circus’, da ONG Lona das Artes, de Campinas, foi um dos vencedores da edição 2019 do edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’ da Coca-Cola FEMSA Brasil, cujo objetivo é incentivar projetos sociais de instituições sem fins lucrativos que atuam em regiões onde a companhia está presente. Selecionado pelo segundo ano consecutivo no edital, o ‘Aqua Circus’ utiliza a arte circense como instrumento de educação ambiental para jovens moradores em áreas de vulnerabilidade social nas cidades de Campinas, Hortolândia e Sumaré.

“Tivemos excelentes projetos inscritos este ano e a escolha destes 11 não foi uma tarefa fácil. Porém, temos orgulho dos escolhidos e possuímos total certeza que eles farão trabalhos importantes para as comunidades locais, compartilhando o nosso DNA sustentável com ainda mais pessoas”, afirma Wanessa Scabora, Gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil.

“Para começar a transformar a sociedade não é preciso grandes passos e sim grandes parceiros. Com o novo apoio da Coca Cola FEMSA Brasil, é possível darmos andamento ao nosso projeto de desenvolvimento educativo, ambiental, social e cultural nas comunidades que atendemos, alinhado à proposta da empresa de contribuir para um mundo melhor. Não se faz ou se pensa educação a curto prazo. Ações pontuais não resultam em melhorias sociais. A educação é um processo lento, mas, sem dúvida, é o melhor investimento a longo prazo“, ressalta Rodrigo Cachanco, responsável pelo projeto.

Dentre os critérios estabelecidos para a escolha das 11 ONGs vencedoras, um dos mais importantes era o alinhamento aos pilares de Sustentabilidade da companhia, por meio dos temas meio ambiente, desenvolvimento comunitário e estilo de vida saudável.

Este ano, a edição recebeu um aporte total de até R$ 350 mil, sendo até R$ 50 mil para cada uma das sete cidades contempladas: Marília, Sumaré, Jundiaí (todas em SP), Itabirito (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba e Maringá (PR), tendo este valor rateado entre as ONGs que se situam na mesma localidade. Os projetos escolhidos deverão ser desenvolvidos em um prazo de 12 meses e serão acompanhados de perto pela Coca-Cola FEMSA Brasil.

A lista de todos os vencedores está disponível no  www.ideiasparaummundomelhor.com.br

Sobre o projeto da Lona das Artes

O ‘Aqua Circus’ tem a proposta de contribuir para a promoção de transformações sociais, utilizando a arte circense como instrumento de educação e de conscientização sobre questões como o direito das comunidades mais vulneráveis ao acesso sustentável à água potável e ao saneamento – o que também requer dos moradores dessas áreas a mudança de hábitos e práticas com vistas ao consumo adequado e à preservação dos recursos hídricos.

O projeto pretende envolver 68 adolescentes, com idades entre 12 a 17 anos, bem como seus familiares, em atividades lúdico-pedagógicas tanto nas instalações circenses da sede da entidade como nas comunidades no entorno. A diversão e a ludicidade fazem parte da metodologia do projeto para promover a reflexão e a conscientização dos participantes a respeito das temáticas socioambientais apresentadas, incorporando o bom humor e a alegria das artes circenses às suas ações educativas.

Sediada há 16 anos na Vila Padre Anchieta, em Campinas, a Lona das Artes oferece aulas gratuitas de técnicas circenses, teatro e balé para crianças e adolescentes, oriundos de Campinas, Hortolândia e Sumaré. Conta ainda com programas voltados à capacitação profissional de jovens em áreas relacionadas às atividades artísticas, como cenografia, maquiagem, figurino, iluminação e sonorização, entre outras.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.