Capa » Campinas 250 anos » Fórum na Unicamp discute Fake News na Meteorologia
Fórum na Unicamp discute Fake News na Meteorologia
Estado do tronco mostra a força das "microexplosões" atmosféricas no dia 5 de junho de 2016 em Campinas: eventos climáticos demandam informação precisa (Foto José Pedro Martins)

Fórum na Unicamp discute Fake News na Meteorologia

Um dos grandes desafios contemporâneos é aquele relacionado às fake news, as notícias falsas e outras modalidades de desinformação multiplicadas pelas redes sociais e outras ferramentas associadas à Internet. Todos os segmentos sociais são afetados com a proliferação das fake news, inclusive os serviços públicos de interesse coletivo. Pois nesta quarta-feira, dia 27 de novembro, haverá uma grande e rara oportunidade para discussão dessa temática em Campinas. Será o Fórum Fake News na Meteorologia, aberto para jornalistas, estudantes e outros profissionais interessados.

O Fórum é uma iniciativa do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, em parceria da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp e da Cocen. O evento acontece, entre 9 e 12 horas, no Auditório do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). As vagas são limitadas e as inscrições ainda podem ser feitas no endereço https://www.cocen.unicamp.br/eventos/id/264/forum-fake-news-em-meteorologia

Como convidados, participam do Fórum o jornalista e escritor José Pedro Soares Martins, editor da Agência Social de Notícias; a pesquisadora do Cepagri, Ana Ávila; e o diretor do Departamento de Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. Com a mediação do jornalista Manuel Alves Filho, o Fórum vai debater vários aspectos relacionados ao fenômeno das fake news, particularmente quanto ao seu impacto na área da meteorologia.

“Vivemos um momento conturbado, complexo, no qual a circulação de informações, notícias e também boatos ganhou novas dimensões, novas velocidades e formatos”, observa Manuel Alves Filho. O grande problema e desafio, assinala o mediador do Fórum, é que “hoje já não se sabe o que é informação correta ou notícia falsa, considerando os boatos, notícias incompletas e maliciosas confundindo o consumidor de informações. Fica difícil para ele selecionar o que é verdade ou não, o que esse tipo de informação pode ou não interferir na sua vida diária”.

No caso específico da meteorologia, Manuel Alves Filho alerta para a circulação de fake news “dando contra de eventos como desastres, tufões, furacões, causando certa preocupação na população, que às vezes fica sem ter como checar a origem e a credibilidade dessa informação”.

Fundamental, então, o Fórum Fake News na Meteorologia, nesta quarta-feira na Unicamp. A comunicação e a ciência, juntas, prestando serviço à população.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.