#CampinasCulturalNaoPara
Quantas vezes você leu nas redes sociais, ultimamente, sobre o valor dos artistas neste momento em que estamos confinados, em isolamento social? Sem dúvida, é a arte que nos salva, que alivia nossas dores, que atenua os sofrimentos. Então, vamos à primeira de minhas sugestões à ASN: valorize os artistas por meio de suas obras, especialmente aqueles próximos a você.
Egas Francisco não nasceu em Campinas, mas a cidade escolheu Egas Francisco como seu artista preferencial. Campinas adotou Egas Francisco e o ama; vou além: respeita-o imensamente. Homem-artista acima de tudo: amante fervoroso da Literatura e da Música, ele acorda com os primeiros raios da manhã por conta da luz do sol. Toda sua criação vem com a dramaticidade de quem é apaixonado pela vida além da conta. Eu o ouço falar de Clarices e Fernandas e percebo que ele sente intimamente a arte mais que as outras pessoas.
Ele vive em outra dimensão, mas também tem que vir a esta para sobreviver. Assim, começamos uma campanha – para quem ama arte e tem disponibilidade agora – para vender algumas obras de Egas Francisco até por ¼ do valor de mercado, com valor totalmente revertido ao atelier dele. Acreditamos que esta é uma forma de ajudar o artista e quem está precisando de uma motivação para ter uma obra deste renomado artista.
O músico Amyr Cantúsio e eu nos unimos nesta empreitada para que a arte não entre em isolamento tão perto de nós!
Nota da ASN: Nascido em São Paulo, em 1939, Egas Francisco vive há muitos anos em Campinas, onde se projetou como um dos grandes artistas plásticos brasileiros contemporâneos. É mestre de muitos artistas. Já na década de 1960, deu aulas de educação artística no Instituto D. Nery. No Centro de Ciências, Letras e Artes (uma das mais importantes instituições culturais locais), foi diretor do departamento de pintura, onde deu cursos para crianças e fundou o curso livre para engraxates e jornaleiros. Entre muitas outras ações, em 1974 produziu o figurino e a cenografia para o espetáculo Pinocchio, montado pela Sia Santa de Campinas.
Egas Francisco é um vulcão de criatividade. Ele tem sido inovador também na forma de apresentar a sua arte. Além dos vários momentos de ateliê aberto, nos quais o público pode acompanhar e saber mais sobre o seu processo criativo, o artista participou de uma performance revolucionária no SESC-Campinas. No dia 26 de janeiro de 2016, ele colocou sua paixão e tensão na atividade “Pintura e Movimento”, na qual pintou ao vivo, dançou e amou, na companhia da música de Guga Costa e da bailarina Hellen Audrey. Uma intervenção inesquecível, como mostrou na época a Agência Social de Notícias (aqui). Sensualidade, encanto pela arte expelida por todos os poros. Egas Francisco, que nos brindou recentemente com seu Palimpsesto Mágico, coleção de 170 esboços que produziu durante suas sessões de psicanálise. Um evento com o mesmo nome foi concebido pelo psiquiatra Isac Karniol e a psicóloga Patrícia Karniol, com coprodução de Ligia Testa. Egas Francisco, um patrimônio de Campinas e da humanidade.
Quem deu a dica: Ligia Testa Espaço de Arte contempla um acervo de belíssimas obras de artistas renomados e regionais, possibilita palestras culturais para 100 pessoas sentadas, divulga artistas e muito mais. Assessora a escolha de obras para enaltecer ambientes, acompanhando com respeito o arquiteto/designer como o curador do espaço de seu cliente, ou o cliente final. Especializado em artistas contemporâneos, promove curadoria, produção de eventos culturais e expografia (instalação de obras na casa do cliente). ligiatesta@gmail.com @ligiatestaarte (19) 99792 7221 – Ligia Testa Espaço de Arte – – Arqtus (Av. Dr. Heitor Penteado, 1.611, Parque Taquaral) https://www.ligiatesta.com.br/