A superação das fronteiras entre o erudito e o popular, com todas as potencialidades dessa mistura, é a marca do Retrato Brasileiro, grupo formado em 2015 no Departamento de Música da Unicamp por Gabriel Peregrino (vibrafone), Guilherme Sakamuta (guitarra), e Théo Fraga (baixo acústico).
Os componentes do grupo acentuam que esse encontro “instiga a junção de vertentes que exprimem uma analogia entre si revelando a similaridade entre elas, moldando a sonoridade singular de três instrumentos no contexto camerístico popular”.
Com a inovadora formação, o trio apresenta composições e arranjos que, segundo eles mesmos, “misturam a escrita minuciosa e artesanal ligada à música erudita com momentos de espontaneidade e improviso comuns na música popular. Os arranjos também buscam explorar os coloridos sonoros que a combinação do vibrafone, baixo acústico e guitarra proporciona. Assim, o trio leva ao palco o universo musical do nosso país, colocando lado a lado compositores de diferentes estilos, épocas e linguagens”, acrescentam os músicos.
Retrato Brasileiro fez sua estreia na segunda edição do Festival Imagine Brazil 2016, realizado pelo projeto Guri no Estado de São Paulo, com incentivo do ProAC. O trio venceu por unanimidade do júri, que apontou: “Muito musicais e ótimos instrumentistas; arranjos criativos e sofisticados; riqueza de interpretação. O trio rompe muito bem a fronteira entre o erudito e popular”.
Em 2017 o trio realizou sua primeira turnê europeia com concertos e workshops em diversas cidades da Holanda e Espanha. Em 2018 fizeram parte como grupo convidado do festival internacional IV Gramado in Concert e do festival Chorando Sem Parar, com grandes nomes da música brasileira. Em 2019 lançaram seu primeiro EP intitulado “Suítes Brasileiras Vol.I”, que é fruto do primeiro show do grupo e que agora faz parte de uma série de EPs baseado na pesquisa sobre as suítes.
Retrato Brasileiro já se apresentou em vários espaços de Campinas, como a Rabeca Cultural, com o show Suites Brasileiras. O mesmo show foi levado a vários outros locais, no Brasil e exterior.
Em novembro de 2019, o grupo participou da celebração dos 100 anos da Cripta da Catedral da Sé de São Paulo. Aqui está o show:
Saiba mais sobre o Retrato Brasileiro: http://retratobrasileiro.com/
Quem deu a dica: Rabeca Cultural é um dos principais espaços de divulgação das artes em Campinas, com shows musicais, exposições de artes plásticas, cursos sobre as diferentes linguagens artísticas, apresentações teatrais e o melhor da culinária. Em tempos de isolamento, encontra como alternativa para as aulas periódicas de instrumentos musicais e de desenho e pintura, cursos on line, seja por Skype, ou pelo vídeo do WhatsApp. Avenida Dona Maria Franco Salgado 250 Jd Atibaia, Sousas, Campinas. Fone: (19) 99720-6186. Facebook: https://www.facebook.com/rabecacultural/